Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11083
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pinho, Cristiane Rodrigues de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T11:08:05Z | - |
dc.date.available | 2018-07-20 | - |
dc.date.available | 2018-08-01T11:08:05Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11083 | - |
dc.description.abstract | The present Work of Conclusion of Course (CBT) had as general objective to reflect on the use of digital technologies as a pedagogical tool for basic education. From a qualitative approach, a study based on a bibliographical research was carried out, whose theoretical contribution is based on discussions published in the last decades regarding the use of these resources in the classroom. According to experts in the area, pedagogical intentionality is required with the digital technological resources in the daily school life, however, there are few schools that do it satisfactorily. Some points of reflection were raised on the challenges and difficulties encountered by teaching professionals in the school context. In this sense, the professional of the educational field needs to be continuously trained to follow the process of uncertainty of these technologies and offer a more dynamic and creative pedagogical mediation, stimulating more and more the active participation of the student in his learning process. From the analysis of data, there is a need for systematic didactic planning, adequacy of resources to the specific pedagogical intentions of each classroom and the effective participation of teachers and students involved in the educational process. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-01T11:08:05Z No. of bitstreams: 1 CROP20072018.pdf: 513597 bytes, checksum: 3fa3a480fb89ba9b98894c2a8069f9c3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-01T11:08:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CROP20072018.pdf: 513597 bytes, checksum: 3fa3a480fb89ba9b98894c2a8069f9c3 (MD5) Previous issue date: 2018-06-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias digitais como recurso pedagógico para a educação básica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Assis, Cristiane Sousa de | - |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo geral refletir sobre o uso das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica para a educação básica. A partir de uma abordagem qualitativa, buscou-se realizar um estudo pautado em uma pesquisa bibliográfica, cujo aporte teórico se assenta em discussões publicadas nas últimas décadas em relação a utilização destes recursos na sala de aula. Conforme os especialistas da área é preciso intencionalidade pedagógica com os recursos tecnológicos digitais no cotidiano escolar, contudo, poucas são as escolas que o fazem de maneira satisfatória. Foram levantados alguns pontos de reflexão sobre os desafios e dificuldades encontradas pelos profissionais do ensino no contexto escolar. Neste sentido, o profissional da area educacional precisa de se capacitar continuamente para acompanhar o processo de incerção dessas tecnologias e oferecer uma mediação pedagógica mais dinâmica e criativa, estimulando cada vez mais a participação ativa do aluno em seu processo de aprendizagem. A partir da análise dos dados, verifica-se à necessidade de planejamento didático sistemático, adequação dos recursos às intencionalidades pedagógicas especificas de cada sala de aula e a participação efetiva de professores e alunos envolvidos no processo educativo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CROP20072018.pdf | 501,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.