Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrasileiro, Carla Santana dos Santos-
dc.date.accessioned2018-08-01T12:50:29Z-
dc.date.available2018-06-26-
dc.date.available2018-08-01T12:50:29Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11086-
dc.description.abstractThe present work aims to initiate the strategies of a democratic organization in the Municipal School of Elementary Education Journalist Raimundo Nonato Batista acts as articulation between those who participate in the management processes of the school. The methodology used was the bibliographical and field research, with a qualitative approach, carried out through the application of semistructured questionnaires from the professional years in the school community. It is known that one of the democratic managements comes from the creation of an environment conducive to autonomy, participation and transparency. In view of this panorama, one questions how a democratic company of the aforementioned school articulates itself with a community based on the strategies elaborated in the processes. The present research is based on the concepts of Cário and Santos (2014), Lima (2014), Ferrari (2011) and Magos (2007) on democratic principles in Brazilian education, the type of management as the main strategies that put in practice in the schools nationwide. It is concluded, therefore, that a school in question presents a democratic idea which, despite being an open space, has as its mission to discuss mobility issues, articulate and mobilize the systems that bring a community, and especially students and parents are involved in making decisions that relate to all teaching / learning processes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-01T12:50:29Z No. of bitstreams: 1 CSSB26072018.pdf: 741325 bytes, checksum: 31cde12e1d3d0f0193650c8f758ba29c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-01T12:50:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CSSB26072018.pdf: 741325 bytes, checksum: 31cde12e1d3d0f0193650c8f758ba29c (MD5) Previous issue date: 2018-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUma análise da gestão democrática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jornalista Raimundo Nonato na cidade de João Pessoa - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Kalina de França-
dc.description.resumoO presente trabalho busca refletir acerca das estratégias de uma gestão democrática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jornalista Raimundo Nonato Batista atentando para as articulações entre aqueles que participam dos processos de gestão da escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a de campo, de abordagem qualitativa, realizada por meio de aplicação de questionários semiestruturados a oito profissionais envolvidos na comunidade escolar. Sabe-se que uma gestão democrática se dá a partir da criação de um ambiente propício a autonomia, participação e transparência. Diante deste panorama, questiona-se como a gestão democrática da escola supracitada articula-se com a comunidade a partir das estratégias elaboradas nos processos. A presente pesquisa está embasada nas concepções de Cário e Santos (2014), Lima (2014) e Ferrari (2011) e Magos (2007) acerca dos princípios democráticos na educação brasileira, o tipo de gestão e as respectivas estratégias que os colocam em prática nas escolas em âmbito nacional. Conclui-se, assim, que a escola em questão apresenta uma gestão democrática que, apesar de constituir-se como um espaço aberto à discussão e debate de ideias, ainda encontra certas dificuldades em articular- se e mobilizar mecanismos que tragam a comunidade e, principalmente, os estudantes e os pais a participarem da tomada de decisões que concernem a todos os envolvidos nos processos de ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSSB26072018.pdf723,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.