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metadata.dc.type: TCC
Title: O modelo Brasileiro de negociações internacionais
metadata.dc.creator: Barros Filho, Ailton Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira Fraga, Kátia
metadata.dc.description.resumo: Desde sua abertura comercial na década de 1990, o Brasil se tornou um país ativo na integração comercial internacional, resultado do processo de globalização, que causa integração econômica, social, cultural e política entre os países presentes nesse processo. A partir desse momento, um modelo nacional de negociação, já com características brasileiras que refletem diretamente valores culturais, começa a sse expor em um mercado internacional com diversas diferenças culturais. Esse trabalho tem como objetivo identificar o modelo de negociação internacional brasileiro, como agem os negociadores internacionais brasileiros e quais suas principais características. Através de uma pesquisa bibliográfica descritiva, foi realizado um estudo preliminar sobre cultura, cultura de negócios e negociação internacional, tendo, como base, as Doze Dimensões de Weiss e Stripp, como resultado foi possível identificar fatores culturais que estão presentes no modelo brasileiro de negociações internacionais.
Abstract: Since the commercial opening in the 90’, Brazil has joined the international trade integration as an active member as a result of the globalization process, which causes economic, social, cultural and political integration between the countries involved in the process. At the moment of commercial opening, a national model of negotiation, which already have Brazilian features, starts to be expose to a new international market full of cultural differences. This work aims to identify the Brazilian model of international negotiation, how Brazilian negotiators act and what are it’s mains peculiarities and features. To reach our purpose, we realized a preliminary study, throught a descriptive bibliographic research in culture, business culture and international negotiation, based on the Twelve Dimensions of Weiss and Stripp, as an result we could idenfity culture factors that are present in the Brazilian model of international negociation.
Keywords: Weiss e Stripp
Cultura de Negócios
Negociações Internacionais
Jeitinho brasileiro
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Mediações Interculturais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11105
Issue Date: 8-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

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