Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11154| Tipo: | TCC |
| Título: | As populações em situação de rua e o acesso a educação escolar: desafios e perspectivas para a educação de pessoas jovens e adultas |
| Autor(es): | Lopes, Anita Mayara Carvalho |
| Primeiro Orientador: | Silva, Alexandre Magno Tavares da |
| Resumo: | O presente trabalho tem como tema a população em situação de rua e como se dá o acesso dela à educação de jovens e adultos. Aborda o percurso histórico desta população; sua realidade em diferentes épocas; as leis e os documentos que lhe garantem o direito ao acesso à educação, bem como outros serviços públicos e como ela está usufruindo deste direito e como podem ser trabalhadas as ações-pedagógicas com ela dentro e fora do espaço escolar. O objetivo da pesquisa foi apresentar a realidade da população em situação de rua, discutir o acesso à educação e destacar e analisar os desafios e as perspectivas para a educação de jovens e adultos. Por meio de uma de pesquisa de caráter bibliográfico e documental. Para a elaboração dele utilizamos como fonte autores e documentos legais, tais como Sousa (2012); Freire (1975); Constituição Federal (BRASIL, 1934 e 1988), Cartilha para a Formação Política (BRASIL, 2010); Monteiro (2013), Cruz (2005); Fernandes; Rodino; Tosi; Zenaide (2016); entre outros. Esperamos com este trabalho trazer oportunidades de aprofundamento nesta temática, bem como apresentar a realidade da população em situação de rua de modo que se instigue outros estudantes e docentes, assim como o próprio Centro de Educação, a prosseguir com o estudo desta temática e/ou a criação de projetos de intervenção com ela. |
| Abstract: | El presente trabajo tiene el tema de la población en la calle y cómo da acceso a la educación de jóvenes y adultos. Aborda el curso histórico de esta población; Su realidad en diferentes momentos; Las leyes y documentos que garanticen el derecho al acceso a la educación, así como a otros servicios públicos y cómo está disfrutando de este derecho y cómo se pueden trabajar las acciones pedagógicas con él dentro y fuera del espacio escolar. El objetivo de la investigación fue presentar la realidad de la población en la calle, discutir el acceso a la educación y destacar y analizar los retos y perspectivas para la educación de jóvenes y adultos. A través de una investigación de carácter bibliográfico y documental. Para la elaboración de la misma, utilizamos como autores de la fuente y documentos jurídicos, como Sousa (2012); Freire (1975); Constituição Federal (BRASIL, 1934 e 1988), Cartilha para a Formação Política (BRASIL, 2010); Monteiro (2013), Cruz (2005); Fernandes; Rodino; Tosi; Zenaide (2016), entre otros. Esperamos con este trabajo para llevar oportunidades para profundizar en esta temática, así como la presentación de la realidad de la gente en la situación callejera para que cualquier instigador otros estudiantes y profesores, y el centro de educación, prosigan el estudio de esta temática y/o la creación de proyectos de Intervención con su. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Educação - morador de rua Educação escolar |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11154 |
| Data do documento: | 1-Dez-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AMCL07032018.pdf | 567,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
