Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11159
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância do hábito da leitura na educação de jovens e adultos
metadata.dc.creator: Melo, Joelma Kelly Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Vasconcelos, Giuliana Cavalcanti
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo, observar o desenvolvimento do hábito de leitura em sala de aula na modalidade da EJA, buscando vivenciar por meio da pesquisa a importância da leitura na escola e dos professores em incentivarem a leitura, com a finalidade da alfabetização, letramento, por meio do uso não só dos livros didáticos, mas utilizando os gêneros textuais presentes no nosso cotidiano. O trabalho com a leitura na educação de jovens e adultos na realidade escolar, apresenta dificuldades em relação ao hábito da leitura, como: uma pequena parcela da população possui acesso à leitura, a evasão escolar, professores sem capacitação ou conhecimento das técnicas de leitura, bibliotecas públicas em número reduzido. Além desses, não podemos esquecer outros fatores da realidade desfavorável, como os preços elevados dos livros e também a falta de materiais didáticos específicos para esta modalidade. Quanto a relevância acadêmica, são poucos os estudos acadêmicos envolvendo a Importância da leitura na EJA. É fato de que são poucos os jovens e adultos que, ao final de seus estudos, possuem uma compreensão leitora satisfatória depois de estudar em turmas de EJA. Meu objetivo foi o de observar o desenvolvimento do hábito de leitura em sala de aula na modalidade da EJA e assim discutir como vem sendo constituída as metodologias adotadas para o exercício do ensino da leitura na modalidade da EJA. Analisar as práticas do docente como mediador no ensino da leitura, verificar a relação entre teoria e prática dos professores da EJA, conhecer que material didático é utilizado em sala de aula, a frequência da leitura dos alunos e identificar o tipo de leitura utilizado pelos professores em sala de aula foram os objetivos específicos deste trabalho. Através de uma pesquisa empírica foi realizado um questionário, feito em sala de aula durante o processo de observação com três docentes.
Abstract: The present work had as main objective observe the development of the habit of reading in the classroom in the EJA mode to try to experience through the research the importance of the school and the teachers to encourage reading, with the purpose of literacy, literacy, through the use not only of textbooks, but using textual genres present in our daily lives. The work with reading in the education of young people and adults in the school reality, presents difficulties in relation to the habit of reading, as: a small part of the population has access to reading, school dropout, teachers without training or knowledge of reading techniques, public libraries in small numbers. Besides these, we can not forget other factors of the unfavorable reality, such as the high prices of the books and also the lack of specific didactic materials for this modality. Regarding academic relevance, there are few academic studies involving the importance of reading in EJA. It is a fact that few young people and adults who, at the end of their studies, have a satisfactory reading comprehension after studying in classes of EJA. My objective was to observe the development of the habit of reading in the classroom in the EJA modality and thus to discuss how the methodologies adopted for the teaching of reading in the EJA modality have been constituted. To analyze the practices of the teacher as mediator in teaching reading, to verify the relation between theory and practice of teachers of the EJA, to know what teaching material is used in the classroom, the frequency of reading of the students and to identify the type of reading used by teachers in the classroom were the specific objectives of this work. Through an empirical research was carried out a questionnaire, done in the classroom during the process of observation three teachers.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Leitura
Youth and adult education
Reading
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11159
Issue Date: 18-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JKOM07082018.pdf621,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.