Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11160
Tipo: TCC
Título: Leitura literária e processos de mediação na escola
Autor(es): FERREIRA, Isabel da Silva
Primeiro Orientador: Lúcio, Ana Cristina Marinho
Resumo: A proposta deste trabalho intitulado “Leitura literária e processos de mediação na escola” é trazer reflexões a respeito da formação de cidadãos críticos e reflexivos por meio de leitura de textos literários. Trabalho este que teve como motivação os estágios práticos ofertados pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com alunos do ensino médio. Acreditamos que a educação ainda é possível e transformadora da realidade social. A leitura literária abrange os horizontes de expectativa dos estudantes, pois através da condução da aula de leitura o estudante vai ultrapassando estágios e consegue alcançar patamares cada vez mais elevados da leitura, sendo nessa perspectiva que traçamos nossa metodologia. Em articulação, fundamentamos a pesquisa com os pressupostos Cosson (2006), Lois (2010), entre outros. Nesse trabalho veremos que o leitor tem papel fundamental no processo da leitura, sem ele não existe texto. Mostraremos também que as relações interpessoais fazem toda diferença no ensino/aprendizagem.
Abstract: Não apresentou.
Palavras-chave: Leitura
literatura literária
mediação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11160
Data do documento: 8-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISF08062018.pdf687,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.