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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Maria Cristina de Oliveira Bezerra-
dc.date.accessioned2018-08-08T10:50:30Z-
dc.date.available2018-07-27-
dc.date.available2018-08-08T10:50:30Z-
dc.date.issued2015-03-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11173-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-08T10:50:30Z No. of bitstreams: 1 MCOBB27072018.pdf: 1905000 bytes, checksum: 1742b537c2257fcce3590bd2482e013b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-08T10:50:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MCOBB27072018.pdf: 1905000 bytes, checksum: 1742b537c2257fcce3590bd2482e013b (MD5) Previous issue date: 2015-03-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCurrículo - pré-escolapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleCurrículo na educação infantil: contextualização com foco na pré-escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoEsta pesquisa está inserida no contexto da Educação Infantil ofertada através de instituições públicas, tendo como tema central o estudo do currículo na pré-escola e dos fatores que contribuem para uma educação de boa qualidade nas creches do município de Santa Rita/PB. Este trabalho segue uma abordagem qualitativa com uma finalidade descritiva, e de acordo com os critérios propostos por Vergara (2004), pode- se também classificá-la como bibliográfica e de campo. A coleta dos dados concretizou-se através de entrevistas semiestruturadas com as gestoras das creches estudadas e diário de campo. Constatou-se que as questões que contribuíram para que as crianças não tivessem uma educação de boa qualidade estavam atreladas aos espaços físicos das dependências das creches, que por sua vez, não eram adequados, tanto no sentido das dimensões como pela ausência de algumas salas de atividade, como por exemplo, brinquedoteca, parquinhos, etc. A falta de materiais pedagógicos, brinquedos e a forma mecânica como a maior parte das educadoras ensinavam às crianças não as instigavam nas interações entre professor-criança e criança-criança. Certificou-se que as práticas educativas adotadas são focadas mais nas atividades assistenciais do que nas pedagógicas, girando em torno de atividades simplificadas, ordens, controles, momentos livres e espontâneos, uma vez que não contribuíam para o desenvolvimento dessas crianças. Este estudo pode ainda servir como um alerta para os gestores e todos os atores envolvidos nessa dinâmica, onde os mesmos podem enxergar a realidade vivenciada pelas creches públicas do município de Santa Rita/PB, para pensarem em algumas sugestões de melhoria para uma melhor organização e estruturação dessas instituições destinadas a atender as crianças nas primeiras fases da educação infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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