Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11173
Tipo: TCC
Título: Currículo na educação infantil: contextualização com foco na pré-escola
Autor(es): Barros, Maria Cristina de Oliveira Bezerra
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
Resumo: Esta pesquisa está inserida no contexto da Educação Infantil ofertada através de instituições públicas, tendo como tema central o estudo do currículo na pré-escola e dos fatores que contribuem para uma educação de boa qualidade nas creches do município de Santa Rita/PB. Este trabalho segue uma abordagem qualitativa com uma finalidade descritiva, e de acordo com os critérios propostos por Vergara (2004), pode- se também classificá-la como bibliográfica e de campo. A coleta dos dados concretizou-se através de entrevistas semiestruturadas com as gestoras das creches estudadas e diário de campo. Constatou-se que as questões que contribuíram para que as crianças não tivessem uma educação de boa qualidade estavam atreladas aos espaços físicos das dependências das creches, que por sua vez, não eram adequados, tanto no sentido das dimensões como pela ausência de algumas salas de atividade, como por exemplo, brinquedoteca, parquinhos, etc. A falta de materiais pedagógicos, brinquedos e a forma mecânica como a maior parte das educadoras ensinavam às crianças não as instigavam nas interações entre professor-criança e criança-criança. Certificou-se que as práticas educativas adotadas são focadas mais nas atividades assistenciais do que nas pedagógicas, girando em torno de atividades simplificadas, ordens, controles, momentos livres e espontâneos, uma vez que não contribuíam para o desenvolvimento dessas crianças. Este estudo pode ainda servir como um alerta para os gestores e todos os atores envolvidos nessa dinâmica, onde os mesmos podem enxergar a realidade vivenciada pelas creches públicas do município de Santa Rita/PB, para pensarem em algumas sugestões de melhoria para uma melhor organização e estruturação dessas instituições destinadas a atender as crianças nas primeiras fases da educação infantil.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Currículo - pré-escola
Educação infantil
Pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11173
Data do documento: 4-Mar-2015
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCOBB27072018.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.