Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11173
metadata.dc.type: TCC
Title: Currículo na educação infantil: contextualização com foco na pré- escola
metadata.dc.creator: Barros, Maria Cristina de Oliveira Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor1: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa está inserida no contexto da Educação Infantil ofertada através de instituições públicas, tendo como tema central o estudo do currículo na pré-escola e dos fatores que contribuem para uma educação de boa qualidade nas creches do município de Santa Rita/PB. Este trabalho segue uma abordagem qualitativa com uma finalidade descritiva, e de acordo com os critérios propostos por Vergara (2004), pode- se também classificá-la como bibliográfica e de campo. A coleta dos dados concretizou-se através de entrevistas semiestruturadas com as gestoras das creches estudadas e diário de campo. Constatou-se que as questões que contribuíram para que as crianças não tivessem uma educação de boa qualidade estavam atreladas aos espaços físicos das dependências das creches, que por sua vez, não eram adequados, tanto no sentido das dimensões como pela ausência de algumas salas de atividade, como por exemplo, brinquedoteca, parquinhos, etc. A falta de materiais pedagógicos, brinquedos e a forma mecânica como a maior parte das educadoras ensinavam às crianças não as instigavam nas interações entre professor-criança e criança-criança. Certificou-se que as práticas educativas adotadas são focadas mais nas atividades assistenciais do que nas pedagógicas, girando em torno de atividades simplificadas, ordens, controles, momentos livres e espontâneos, uma vez que não contribuíam para o desenvolvimento dessas crianças. Este estudo pode ainda servir como um alerta para os gestores e todos os atores envolvidos nessa dinâmica, onde os mesmos podem enxergar a realidade vivenciada pelas creches públicas do município de Santa Rita/PB, para pensarem em algumas sugestões de melhoria para uma melhor organização e estruturação dessas instituições destinadas a atender as crianças nas primeiras fases da educação infantil.
Abstract: No abstract
Keywords: Currículo
Educação infantil
Proposta pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11173
Issue Date: 4-Mar-2015
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCOBB27072018.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.