Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11174
metadata.dc.type: TCC
Title: Gênero e deficiência: um estudo sobre a experiência de mulheres na construção de um processo de empoderamento e autoadvocacia
metadata.dc.creator: Menezes, Carolina Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Dantas, Taísa Caldas
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de pesquisa traz à tona a discussão sobre gênero e deficiência. Nessa empreitada, tal pesquisa tem como objetivo geral: analisar como mulheres marcadas por um grau de vulnerabilidade em relação à deficiência e ao gênero, conseguem se empoderar e se tornarem autoadvogadas no espaço universitário público e privado. Em nível de objetivos específicos, pretende-se identificar como os marcadores de identidade gênero e deficiência levam ao maior grau de vulnerabilidade; conhecer a história de vida de mulheres com deficiência e avaliar se a inclusão no ensino superior contribui no processo de empoderamento dessas mulheres. O estudo está orientado a abordar o cotidiano das mulheres com deficiência no contexto social, destacando as dificuldades vivenciadas por essas mulheres em busca da emancipação individual e uma boa qualificação escolar. O método adotado na pesquisa foi a historia oral, na modalidade história de vida. Esta modalidade de pesquisa foi muito importante para nosso estudo, pois possibilitou entender de forma aprofundada a realidade das entrevistadas. A pesquisa foi baseada em estudos bibliográficos e na pesquisa de campo, do tipo história de vida, com abordagem qualitativa, tendo como instrumento a entrevista com roteiro semiestruturado. Nos resultados, observou-se, através da análise dos dados coletados, a força de vontade das participantes em enfrentar as diversas dificuldades encontradas no dia a dia, além disso, foi possível identificar o aspecto determinante na vida das entrevistadas. Por conseguinte, mediante as informações levantadas, podemos afirmar que a presença da deficiência torna-se aspecto determinante na vida dessas mulheres, visto que, a desigualdade social encontra-se mais presente devido às características da deficiência.
Abstract: The present work of research brings to the fore the discussion on gender and disability. In this endeavor, such research has as a general objective: to analyze how women marked by a degree of vulnerability in relation to disability and gender, manage to become empowered and become self-recorded in public and private university space. At the level of specific objectives, it is intended to identify how the gender identity and disability markers lead to the greatest degree of vulnerability; to know the life history of women with disabilities and to evaluate whether inclusion in higher education contributes to the empowerment of these women. The study focuses on the daily life of disabled women in the social context, highlighting the difficulties experienced by these women in search of individual emancipation and good school qualification. The method adopted in the research was oral history, in the life history modality. This type of research was very important for our study, because it made it possible to understand in depth the reality of the interviewees. The research was based on bibliographical studies and the field research, of the type of life history, with qualitative approach, having as instrument the interview with a semi-structured script. In the results, it was observed, through the analysis of the collected data, the willingness of the participants to face the various difficulties encountered in the day to day, in addition, it was possible to identify the determinant aspect in the life of the interviewees. Therefore, through the information gathered, we can affirm that the presence of disability becomes a determining factor in the lives of these women, since social inequality is more present due to the characteristics of the disability.
Keywords: Mulheres com deficiência
Gênero
Empoderamento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11174
Issue Date: 2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSM05062018.pdf659,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.