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metadata.dc.type: TCC
Title: Biologia educacional: fatores que podem interferir na aprendizagem
metadata.dc.creator: Silva, José Francisco da
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima Junior, Luiz Pereira de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa traz à tona a discussão das relações entre a Biologia Educacional e a educação, particularmente no que diz respeito aos fatores biológicos que podem vir a interferir na aprendizagem. Nesta empreitada, o objetivo geral é analisar as relações entre a Biologia e a Educação, partindo dos fatores biológicos que podem interferir na aprendizagem. Em nível de objetivos específicos, pretende-se: situar a Biologia no contexto brasileiro, sobretudo a partir da década de 1930 até a atualidade; estabelecer relações entre a Biologia e a educação, recortando os fatores que subsidiam a aprendizagem. Questiona-se, sobretudo, quais são as formas pelas quais ocorrem as relações entre a Biologia e a Educação, e, sobretudo, de que modo os fatores biológicos podem interferir na aprendizagem. A perspectiva de análise que norteia este trabalho é a história e cultural, por facilitar a compreensão das relações entre a Biologia e a educação. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental, pelo fato de propiciar um olhar mais acurado ao tema estudado. Os resultados mostraram que é possível estabelecer relações entre a Biologia e a Educação, uma vez que a Biologia se constitui num corpus de conhecimento científico fundamental para subsidiar a Educação e, prioritariamente, quanto aos fatores biológicos que interferem na aprendizagem. Ex : fatores genéticos e hereditários, doenças congênitas, parasitas internos e externos, além disso agentes químicos e físicos.
Abstract: This research brings to the fore the discussion of the relationship between Educational Biology and education, particularly with respect to biological factors that may interfere with learning. In this endeavor, the general objective is to analyze the relations between Biology and Education, starting from the biological factors that can interfere in the learning. At the level of specific objectives, it is intended: to place Biology in the Brazilian context, especially from the 1930s to the present; establish relations between biology and education, cutting back the factors that subsidize learning. What are the ways in which the relations between biology and education, and above all, how biological factors can interfere in learning, are questioned above all. The perspective of analysis that guides this work is the history and cultural, for facilitating the understanding of the relations between Biology and education. The methodology used is the bibliographical and documentary research, because it provides a more accurate look at the studied subject. The results showed that it is possible to establish relations between Biology and Education, since Biology is a corpus of scientific knowledge fundamental to subsidize Education and, above all, biological factors that interfere in learning. Eg genetic and hereditary factors, congenital diseases, internal and external parasites, and chemical and physical agents.
Keywords: Biologia
Biologia educacional
Fatores biológicos
Aprendizagem
Biology
Educational biology
Biological factors
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11175
Issue Date: 1-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

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