Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11185
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEstevão, Giordana Karoline da Silva-
dc.date.accessioned2018-08-08T13:56:54Z-
dc.date.available2018-07-11-
dc.date.available2018-08-08T13:56:54Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11185-
dc.description.abstractLe présent Traveil de Constat de Cours (TCC), il aborde sur la réception institutionnelle et a comme l'objectif général analyser la relation entre les professionnels de l`éducation des écoles publiques de João Pessoa et les Maisons d`Accueil où résident ses étudiants, et comme objectifs spécifiques : identifier le conception des professionnels de l`éducation en relation aux adolescents résidents en des maisons d’accueil ; vérifier les actions de dialogue entre l'école et les maisons d'accueil; refléter l'importance d'investir dans la relation entre l'école et les Maisons d`Accueil dans la promotion de la scolarisation des adolescents. Les fondements théoriques de la recherche comprennent le contexte historique d`accueil institutionnelles au Brésil et le droit des enfants et adolescents accueillis institutionnel dans l`actualité, utilisation comme la partie théorique Charlot (2000), Silva (2013), Rizzini; Rizzini (2004), Paulo Freire (1996), Baptista (2006). En plus de l'enquête bibliographique ont été consultés documents comme: CONANDA; CNAS (2009), Statut de l ́Enfant et l ́Adolescent (ECA 1990). Une recherche qualitative, exploratoire –descriptive, il eut comme source de recherche questionnaires et entretiens informels aux enseignants, et directeur de l`école, coordonnateur et psychologue de les Maisons d`Accueil. Les données de recerche ont été analysées selon la techinique d ́ Analyse qualitative (GIL,2008). Les résultats obtenus indiquent que les professionnels de l`école révèlent un confus sur les étudiants accueillis, le manque de dialogue entre les écoles et maisons d ́accueil qui leur adolescence étudier et la nécessité pour la promotion de cette dialogue pour un meilleur développement dans les processus de formation de ces étudiants.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-08T13:56:54Z No. of bitstreams: 1 GKSE11072018.pdf: 680790 bytes, checksum: d8e755334206d715e3d550dade2a222a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-08T13:56:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GKSE11072018.pdf: 680790 bytes, checksum: d8e755334206d715e3d550dade2a222a (MD5) Previous issue date: 2018-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAcolhimento institucionalpt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleDiálogo escola e casa de acolhimento: uma experiencia do PROBEX/UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quézia Vila Flor-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda sobre o acolhimento institucional e tem como objetivo geral analisar a relação dos profissionais de educação das escolas públicas de João Pessoa e as Casas de Acolhimento em que seus alunos residem, e como objetivos específicos: identificar a concepção dos profissionais da educação em relação aos adolescentes residentes em casas de acolhimento; verificar ações de diálogo entre a escola e as casas de acolhimento; refletir a importância de investir na relação escola e casa de acolhimento na promoção da escolarização dos adolescentes. Os fundamentos teóricos da pesquisa contemplam o contexto histórico dos acolhimentos institucionais no Brasil e o direito das crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente na atualidade, utilizando como a parte teórica Charlot (2000), Silva (2013), Rizzini; Rizzini (2004), Paulo Freire (1996), Baptista (2006). Além do levantamento bibliográfico foram consultados documentos como: CONANDA; CNAS (2009), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Uma pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva no qual teve como fonte de pesquisa entrevistas informais e questionários feitos aos professores e gestor da Escola, coordenador e psicólogo da Casa de Acolhimento. Os dados da pesquisa foram analisados de acordo com a técnica Análise qualitativa (GIL,2008). Os resultados obtidos indicam que os profissionais da Escola revelam uma concepção confusa sobre os alunos acolhidos, a ausência de diálogo entre as Casas de Acolhimento e as Escolas nas quais seus adolescentes estudam e a necessidade que haja a promoção desse dialogo para um melhor desenvolvimento no processo de escolarização desses alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GKSE11072018.pdf664,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.