Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11185| Tipo: | TCC |
| Título: | Diálogo escola e casa de acolhimento: uma experiencia do PROBEX/UFPB |
| Autor(es): | Estevão, Giordana Karoline da Silva |
| Primeiro Orientador: | Furtado, Quézia Vila Flor |
| Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda sobre o acolhimento institucional e tem como objetivo geral analisar a relação dos profissionais de educação das escolas públicas de João Pessoa e as Casas de Acolhimento em que seus alunos residem, e como objetivos específicos: identificar a concepção dos profissionais da educação em relação aos adolescentes residentes em casas de acolhimento; verificar ações de diálogo entre a escola e as casas de acolhimento; refletir a importância de investir na relação escola e casa de acolhimento na promoção da escolarização dos adolescentes. Os fundamentos teóricos da pesquisa contemplam o contexto histórico dos acolhimentos institucionais no Brasil e o direito das crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente na atualidade, utilizando como a parte teórica Charlot (2000), Silva (2013), Rizzini; Rizzini (2004), Paulo Freire (1996), Baptista (2006). Além do levantamento bibliográfico foram consultados documentos como: CONANDA; CNAS (2009), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Uma pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva no qual teve como fonte de pesquisa entrevistas informais e questionários feitos aos professores e gestor da Escola, coordenador e psicólogo da Casa de Acolhimento. Os dados da pesquisa foram analisados de acordo com a técnica Análise qualitativa (GIL,2008). Os resultados obtidos indicam que os profissionais da Escola revelam uma concepção confusa sobre os alunos acolhidos, a ausência de diálogo entre as Casas de Acolhimento e as Escolas nas quais seus adolescentes estudam e a necessidade que haja a promoção desse dialogo para um melhor desenvolvimento no processo de escolarização desses alunos. |
| Abstract: | Le présent Traveil de Constat de Cours (TCC), il aborde sur la réception institutionnelle et a comme l'objectif général analyser la relation entre les professionnels de l`éducation des écoles publiques de João Pessoa et les Maisons d`Accueil où résident ses étudiants, et comme objectifs spécifiques : identifier le conception des professionnels de l`éducation en relation aux adolescents résidents en des maisons d’accueil ; vérifier les actions de dialogue entre l'école et les maisons d'accueil; refléter l'importance d'investir dans la relation entre l'école et les Maisons d`Accueil dans la promotion de la scolarisation des adolescents. Les fondements théoriques de la recherche comprennent le contexte historique d`accueil institutionnelles au Brésil et le droit des enfants et adolescents accueillis institutionnel dans l`actualité, utilisation comme la partie théorique Charlot (2000), Silva (2013), Rizzini; Rizzini (2004), Paulo Freire (1996), Baptista (2006). En plus de l'enquête bibliographique ont été consultés documents comme: CONANDA; CNAS (2009), Statut de l ́Enfant et l ́Adolescent (ECA 1990). Une recherche qualitative, exploratoire –descriptive, il eut comme source de recherche questionnaires et entretiens informels aux enseignants, et directeur de l`école, coordonnateur et psychologue de les Maisons d`Accueil. Les données de recerche ont été analysées selon la techinique d ́ Analyse qualitative (GIL,2008). Les résultats obtenus indiquent que les professionnels de l`école révèlent un confus sur les étudiants accueillis, le manque de dialogue entre les écoles et maisons d ́accueil qui leur adolescence étudier et la nécessité pour la promotion de cette dialogue pour un meilleur développement dans les processus de formation de ces étudiants. |
| Palavras-chave: | Acolhimento institucional Escolarização Adolescentes Escola |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11185 |
| Data do documento: | 20-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GKSE11072018.pdf | 664,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
