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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11185
Tipo: TCC
Título: Diálogo escola e casa de acolhimento: uma experiencia do PROBEX/UFPB
Autor(es): Estevão, Giordana Karoline da Silva
Primeiro Orientador: Furtado, Quézia Vila Flor
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda sobre o acolhimento institucional e tem como objetivo geral analisar a relação dos profissionais de educação das escolas públicas de João Pessoa e as Casas de Acolhimento em que seus alunos residem, e como objetivos específicos: identificar a concepção dos profissionais da educação em relação aos adolescentes residentes em casas de acolhimento; verificar ações de diálogo entre a escola e as casas de acolhimento; refletir a importância de investir na relação escola e casa de acolhimento na promoção da escolarização dos adolescentes. Os fundamentos teóricos da pesquisa contemplam o contexto histórico dos acolhimentos institucionais no Brasil e o direito das crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente na atualidade, utilizando como a parte teórica Charlot (2000), Silva (2013), Rizzini; Rizzini (2004), Paulo Freire (1996), Baptista (2006). Além do levantamento bibliográfico foram consultados documentos como: CONANDA; CNAS (2009), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Uma pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva no qual teve como fonte de pesquisa entrevistas informais e questionários feitos aos professores e gestor da Escola, coordenador e psicólogo da Casa de Acolhimento. Os dados da pesquisa foram analisados de acordo com a técnica Análise qualitativa (GIL,2008). Os resultados obtidos indicam que os profissionais da Escola revelam uma concepção confusa sobre os alunos acolhidos, a ausência de diálogo entre as Casas de Acolhimento e as Escolas nas quais seus adolescentes estudam e a necessidade que haja a promoção desse dialogo para um melhor desenvolvimento no processo de escolarização desses alunos.
Abstract: Le présent Traveil de Constat de Cours (TCC), il aborde sur la réception institutionnelle et a comme l'objectif général analyser la relation entre les professionnels de l`éducation des écoles publiques de João Pessoa et les Maisons d`Accueil où résident ses étudiants, et comme objectifs spécifiques : identifier le conception des professionnels de l`éducation en relation aux adolescents résidents en des maisons d’accueil ; vérifier les actions de dialogue entre l'école et les maisons d'accueil; refléter l'importance d'investir dans la relation entre l'école et les Maisons d`Accueil dans la promotion de la scolarisation des adolescents. Les fondements théoriques de la recherche comprennent le contexte historique d`accueil institutionnelles au Brésil et le droit des enfants et adolescents accueillis institutionnel dans l`actualité, utilisation comme la partie théorique Charlot (2000), Silva (2013), Rizzini; Rizzini (2004), Paulo Freire (1996), Baptista (2006). En plus de l'enquête bibliographique ont été consultés documents comme: CONANDA; CNAS (2009), Statut de l ́Enfant et l ́Adolescent (ECA 1990). Une recherche qualitative, exploratoire –descriptive, il eut comme source de recherche questionnaires et entretiens informels aux enseignants, et directeur de l`école, coordonnateur et psychologue de les Maisons d`Accueil. Les données de recerche ont été analysées selon la techinique d ́ Analyse qualitative (GIL,2008). Les résultats obtenus indiquent que les professionnels de l`école révèlent un confus sur les étudiants accueillis, le manque de dialogue entre les écoles et maisons d ́accueil qui leur adolescence étudier et la nécessité pour la promotion de cette dialogue pour un meilleur développement dans les processus de formation de ces étudiants.
Palavras-chave: Acolhimento institucional
Escolarização
Adolescentes
Escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11185
Data do documento: 20-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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