Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Jéssika Vieira da-
dc.date.accessioned2018-08-08T14:24:42Z-
dc.date.available2018-07-18-
dc.date.available2018-08-08T14:24:42Z-
dc.date.issued2017-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11186-
dc.description.abstractThe present work aims to discuss a teaching of Mathematics capable of contributing to a learning that makes sense in the lives of learners. It brings elements about a proposal of teaching of Mathematics that allows to promote the dialogue between the mathematical knowledge produced in the social and cultural relations of the students, analyzing them in the light of the contributions of Ethnomathematics. In the process of learning the students of Youth and Adult Education there is much to consider from this theoretical field that values the mathematical knowledge from different experiences. As a theoretical reference, we are based mainly on D'Ambrósio (1990, 2000), Fonseca (2002), Cury (2000). To carry out this study, a field research was carried out together with the teachers, in which data were collected on the pedagogical practice in this discipline and the teacher's understanding of it through a questionnaire. Subsequently, the data were organized and interpreted for a better understanding of the objectives. It was found that the teachers interviewed, although they refer to the teaching based on the life of the students, do not have understanding about Ethnomathematics, and do not develop a pedagogical work in this perspective.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-08T14:24:42Z No. of bitstreams: 1 MJVS18072018.pdf: 1757170 bytes, checksum: f16c656e2e6352cfec5bada93820f944 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-08T14:24:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MJVS18072018.pdf: 1757170 bytes, checksum: f16c656e2e6352cfec5bada93820f944 (MD5) Previous issue date: 2017-12-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleEnsino de matemática na educação de jovens e adultos: etnomatemática na práxis do(a) professor(a)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Maria Alves de-
dc.description.resumoO presente trabalho a finalidade de discutir um ensino de Matemática capaz de contribuir para uma aprendizagem que faça sentido na vida dos educandos. Traz elementos sobre uma proposta de ensino de Matemática que permite promover o diálogo entre os saberes matemáticos produzidos nas relações sociais e culturais dos estudantes, analisando-os à luz das contribuições da Etnomatemática. No processo de aprendizagem dos alunos de Educação de Jovens e Adultos há muito a considerar desse campo teórico que valoriza os saberes matemáticos, provenientes de vivências diversas. Como referencial teórico, nos baseamos, principalmente, em D’Ambrósio (1990; 2000), Fonseca (2002), Cury (2000). Para realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa de campo juntamente aos professores, na qual coletou-se dados referentes a prática pedagógica nessa disciplina e a compreensão dela, pelos professores por meio de um questionário. Posteriormente, os dados foram organizados e interpretados para uma melhor compreensão dos objetivos. Constou-se que os professores entrevistados, embora façam referência ao ensino baseado na vida dos alunos, não possuem compreensão sobre a Etnomatemática, e não desenvolvem um trabalho pedagógico nessa perspectiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MJVS18072018.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.