Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11189
Tipo: TCC
Título: Educação emocional e a relação professor/aluno: potencialidades e possibilidades
Autor(es): Silva, Maria José Soares da
Costa, Maria de Lourdes da
Primeiro Orientador: Carício, Márcia Rique Carício
Resumo: Este trabalho aborda a contribuição da Educação Emocional na construção de vínculo entre o professor e o estudante. O objetivo geral é de analisar as potencialidades e possibilidades da Educação Emocional, contribuir para o relacionamento entre professor aluno. Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira, João Pessoa - PB, com professoras que há dois anos participam do Projeto de Extensão da Universidade Federal da Paraíba intitulado “Educação Emocional e Promoção da Saúde: uma proposta de formação para professores do ensino fundamental”. Optamos por trabalhar com a pesquisa qualitativa porque acreditamos ser adequada para o nosso projeto. Realizamos o trabalho de campo através da aplicação de um questionário respondido por quinze professoras da escola citada anteriormente. O estudo bibliográfico foi ancorado a partir de autores como: Gonsalves Possebon, Casassus, Rafael Bisquerra entre outros. Com o depoimento das participantes podemos concluir que as vivências sobre emoções realizadas com as professoras, produziu um efeito positivo, não só no seu ambiente de trabalho, com na relação com os alunos, como também, na sua vida familiar e pessoal. Afirmam que a Educação Emocional colabora para uma aprendizagem de qualidade. As vivências realizadas com as profissionais foram de grande relevância para a compreensão das suas emoções, com isso, entendemos que a Educação Emocional tem a possibilidade e a potencialidade para desenvolver uma aprendizagem com qualidade.
Abstract: Este trabajo aborda la contribución de la Educación Emocional en la construcción de vínculo entre el profesor y el estudiante. El objetivo general es analizar las potencialidades y posibilidades de la Educación Emocional, contribuir a la relación entre el profesor alumno. Esta investigación fue realizada en la Escuela Estadual Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira, João Pessoa - PB, con profesoras que desde hace dos años participan del Proyecto de Extensión de la Universidad Federal de Paraíba titulado "Educación Emocional y Promoción de la Salud: una propuesta de formación para profesores del" enseñanza fundamental". Optamos por trabajar con la investigación cualitativa porque creemos que es adecuado para nuestro proyecto. Realizamos el trabajo de campo a través de la aplicación de un cuestionario respondido por quince profesoras de la escuela citada anteriormente. El estudio bibliográfico fue anclado a partir de autores como: Gonsalves Possebon, Casassus, Rafael Bisquerra entre otros. Con el testimonio de las participantes podemos concluir que las vivencias sobre emociones realizadas con las profesoras, produjo un efecto positivo, no sólo en su ambiente de trabajo, con la relación con los alumnos, sino también en su vida familiar y personal. Afirman que la Educación Emocional colabora para un aprendizaje de calidad. Las vivencias realizadas con las profesionales fueron de gran relevancia para la comprensión de sus emociones, con ello, entendemos que la Educación Emocional tiene la posibilidad y la potencialidad para desarrollar un aprendizaje con calidad.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação emocional
Saúde - professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11189
Data do documento: 20-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MJSS12072018.pdf811,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.