Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Poliane de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-08-09T10:45:38Z-
dc.date.available2018-06-28-
dc.date.available2018-08-09T10:45:38Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11194-
dc.description.abstractYouth and Adult Education in Brazil has originated more as a product for the fight against social misery than actual development. It's a consequence of the evils of regular public school system and the precarious living conditions of large part of the Brazilian population, which ended up interfering in the achievement of schooling at an appropriate time. (Haddad, 1994). I begin by questioning who and how many subjects are students with the right to this modality of teaching. Brazil has about 14.1 million illiterate people among young people and adults, and this set of subjects refers to people living in urban or rural areas, young, adults and elderlies, black, indigenous, and many others. In order to try and soften the educational problem in Brazil, some programs aimed at literacy and youth/adult education have been created, such as MOBRAL, DE PÉS NO CHÃO TAMBÉM SE APRENDE A LER, EDUCAR, among others.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-09T10:45:38Z No. of bitstreams: 1 POM28062018.pdf: 516045 bytes, checksum: 4b5e101f043922efe4ec6c5edabe5879 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-09T10:45:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POM28062018.pdf: 516045 bytes, checksum: 4b5e101f043922efe4ec6c5edabe5879 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectProgramas educativospt_BR
dc.subjectEducação - direitospt_BR
dc.titleHistória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil: breves reflexõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Norma Maria-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos no Brasil se originou muito mais como produto para o combate da miséria social do que como desenvolvimento. É consequência dos males do sistema público regular de ensino e das precárias condições de vida de grande parte da população brasileira, que acabam por interferir no aproveitamento da escolaridade na época apropriada. (Haddad, 1994). Começo questionando quem e quantos são os sujeitos educandos com direito a esta modalidade de ensino. O Brasil possui cerca de 14,1 milhões de pessoas não alfabetizadas entre jovens e adultos, o conjunto destes sujeitos refere-se a pessoas moradoras de ocupações urbanas ou rurais, jovens, adultos e idosos, negros, indígenas, entre tantos outros. A fim de tentar amenizar a situação educacional no Brasil, foram criados alguns programas direcionados a alfabetização e educação de Jovens e Adultos, como é o caso do MOBRAL, DE PÉS NOCHÃO TAMBÉM SE APRENDER A LER, EDUCAR, entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POM28062018.pdf503,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.