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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11195
Tipo: TCC
Título: A realidade educacional dos pescadores da Praia Ponta de Matos em Cabedelo: navegando nas velas do analfabetismo
Autor(es): Araújo, Maria José Nascimento Fernandes de
Primeiro Orientador: Furtado, Quézia Vila Flor
Resumo: O analfabetismo é uma realidade que assola o país e deixa marcas de exclusão na vida das pessoas que vivenciam esta situação. Ao longo dos anos, a sonegação do direito a uma educação plena, vem produzindo analfabetos dentro da escola e alimentando uma divisão de classes que se perpetua e faz novas vítimas: com trabalhos, deveres e endereços certos, mas que precisam ser alterados. O objetivo do trabalho visa analisar a realidade educacional dos pescadores da Praia de Ponta de Matos em Cabedelo. A metodologia aplicada na pesquisa com os 17 pescadores tem caráter qualitativo e utiliza como instrumento as técnicas de observação e pesquisa estruturada. Os referenciais teóricos acolhidos na pesquisa foram: Freire (2013/2014), Arroyo (2009/2017), Furtado (2008/2015), e Ventura (2002), entre outros. Na análise foi possível constatar que mais de cinquenta por cento dos pescadores entrevistados são analfabetos e que a ausência da escolarização contribuíra na opção ao trabalho precarizado que ocasiona restrições em suas vidas no âmbito social e econômico. Nesta concepção, a escola se apresenta como local de construção do saber que pode alicerçar a formação do sujeito autônomo e ético para atuar na formação da nova sociedade.
Abstract: Illiteracy is a reality that plagues the country and leaves marks of exclusion in the life of the people that live this situation. Over the years, the denial of the right to a full education has produced illiterates inside the school and nurtured a class division that perpetuates itself and makes new victims: with jobs, duties and right addresses, but that need to be changed. The objective of this work is to analyze the educational reality of fishermens of the beach in Ponta de Matos in Cabedelo. The methodology applied in the research with the 17 fishermen has a qualitative character and uses as instrument the techniques of observation and structured research. The theoretical references accepted in the research were: Freire (2013/2014), Arroyo (2009/2017), Furtado (2008/2015), and Ventura (2002), among others. In the analysis it was possible to verify that more than fifty percent of the fishermen interviewed are illiterate and that the absence of schooling contributed to the option of precarious work that causes restrictions in their lives in the social and economic sphere. In this conception, the school presents itself as a place of construction of knowledge that can support the formation of the autonomous and ethical subject to act in the formation of the new society.
Palavras-chave: Analfabetismo - pescadores
Educação - pescadores
Escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11195
Data do documento: 15-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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