Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11196
metadata.dc.type: TCC
Title: A motivação na educação de jovens e adultos: um desafio para o trabalho docente
metadata.dc.creator: Xavier, Janaína da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva , Severino Bezerra da
metadata.dc.description.resumo: A Educação de Jovens e Adultos se constitui como uma área importante na produção de conhecimento. A escolha teórica que sustenta a presente pesquisa tem a Constituição Federal (CF), de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, e o Parecer CNE/CEB no 11/2000. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso, com base na história oral (MEIHY; HOLANDA, 2014), sendo utilizada entrevista do tipo semiestruturada (GIL, 2008). O objetivo foi investigar limites e avanços enfrentados pelos docentes nas práticas de ensinar e de aprender na EJA. Alguns dados analisados indicam para ausência de formação específica do professor regente para atuar na educação de jovens e adultos, bem como para a elaboração de planejamento. Concluímos que há, ainda, desafios na educação de adultos com relação à formação docente adequada, ao distanciamento entre a escola e o contexto de vida dos alunos, ao uso de metodologias adequadas.
Abstract: Youth and Adult Education is an important area in the production of knowledge. The theoretical choice that supports this research has the Federal Constitution (CF) of 1988, the Law of Directives and Bases of National Education (LDB) 9394/96, and Opinion CNE / CEB no 11/2000. From a methodological point of view, this is a case study, based on oral history (MEIHY; HOLLAND, 2014), using semi-structured interviews (GIL, 2008). The objective was to investigate limits and advances faced by teachers in the practices of teaching and learning in the EJA. Some data analyzed indicate absence of specific training of the regent teacher to act in the education of young people and adults, as well as for the elaboration of planning. We conclude that there are still challenges in adult education regarding adequate teacher training, the distance between the school and the students' life context, and the use of appropriate methodologies.
Keywords: Formação
Prática docente
Motivação
Formation
Teaching practice
Motivation of teachers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11196
Issue Date: 4-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSX09072018.pdf649,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.