Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSabino, Joyce Trajano-
dc.date.accessioned2018-08-09T11:29:11Z-
dc.date.available2018-06-10-
dc.date.available2018-08-09T11:29:11Z-
dc.date.issued2018-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11198-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-09T11:29:11Z No. of bitstreams: 1 JTS10072018.pdf: 1007873 bytes, checksum: b96bf5aa81bfa8a931288aaadaf280b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-09T11:29:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JTS10072018.pdf: 1007873 bytes, checksum: b96bf5aa81bfa8a931288aaadaf280b0 (MD5) Previous issue date: 2018-06-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectInclusão - LIBRASpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleLIBRAS nas escolas municipais de Sapé – PB: percursos rumo à inclusão?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomides, Fernanda-
dc.description.resumoPor muito tempo as pessoas surdas eram vistas como pessoas amaldiçoadas e foram excluídas da sociedade. Nas últimas décadas as visões foram se modificando, inclusive o modo de comunicação das pessoas surdas. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por exemplo, foi reconhecida como meio de comunicação e expressão da comunidade surda pela Lei Federal no 10.436, de 24 de abril de 2002. Tratando-se de uma Língua visuoespacial, com movimentos realizados pelas mãos no espaço e compreendida pela visão, a LIBRAS se torna essencial para a expressão e educação dos surdos. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral compreender o modo como a LIBRAS é colocada em prática nas escolas públicas municipais de Sapé – PB. Como objetivos específicos definimos: analisar o contexto histórico e legal da LIBRAS na educação brasileira e paraibana; investigar o modo como as LIBRAS são praticadas nas escolas públicas municipais de Sapé – PB; e apontar possíveis ações para a maior e melhor inserção da LIBRAS na educação pública municipal de Sapé - PB. Trata-se de uma pesquisa descritiva em três escolas municipais de Sapé. O instrumento utilizado para coleta foi um questionário contendo questões norteadoras relativas ao objetivo da pesquisa. Após análise e discussão dos dados, evidenciamos o verdadeiro descaso com a questão surda pelos poderes púbicos, bem como o longo caminho rumo a uma inclusão verdadeira da população surda a partir da LIBRAS na educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JTS10072018.pdf984,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.