Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11198Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sabino, Joyce Trajano | - |
| dc.date.accessioned | 2018-08-09T11:29:11Z | - |
| dc.date.available | 2018-06-10 | - |
| dc.date.available | 2018-08-09T11:29:11Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-19 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11198 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-09T11:29:11Z No. of bitstreams: 1 JTS10072018.pdf: 1007873 bytes, checksum: b96bf5aa81bfa8a931288aaadaf280b0 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-09T11:29:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JTS10072018.pdf: 1007873 bytes, checksum: b96bf5aa81bfa8a931288aaadaf280b0 (MD5) Previous issue date: 2018-06-19 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | LIBRAS | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão - LIBRAS | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.title | LIBRAS nas escolas municipais de Sapé – PB: percursos rumo à inclusão? | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gomides, Fernanda | - |
| dc.description.resumo | Por muito tempo as pessoas surdas eram vistas como pessoas amaldiçoadas e foram excluídas da sociedade. Nas últimas décadas as visões foram se modificando, inclusive o modo de comunicação das pessoas surdas. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por exemplo, foi reconhecida como meio de comunicação e expressão da comunidade surda pela Lei Federal no 10.436, de 24 de abril de 2002. Tratando-se de uma Língua visuoespacial, com movimentos realizados pelas mãos no espaço e compreendida pela visão, a LIBRAS se torna essencial para a expressão e educação dos surdos. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral compreender o modo como a LIBRAS é colocada em prática nas escolas públicas municipais de Sapé – PB. Como objetivos específicos definimos: analisar o contexto histórico e legal da LIBRAS na educação brasileira e paraibana; investigar o modo como as LIBRAS são praticadas nas escolas públicas municipais de Sapé – PB; e apontar possíveis ações para a maior e melhor inserção da LIBRAS na educação pública municipal de Sapé - PB. Trata-se de uma pesquisa descritiva em três escolas municipais de Sapé. O instrumento utilizado para coleta foi um questionário contendo questões norteadoras relativas ao objetivo da pesquisa. Após análise e discussão dos dados, evidenciamos o verdadeiro descaso com a questão surda pelos poderes púbicos, bem como o longo caminho rumo a uma inclusão verdadeira da população surda a partir da LIBRAS na educação. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JTS10072018.pdf | 984,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
