Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11198| Tipo: | TCC |
| Título: | LIBRAS nas escolas municipais de Sapé – PB: percursos rumo à inclusão? |
| Autor(es): | Sabino, Joyce Trajano |
| Primeiro Orientador: | Gomides, Fernanda |
| Resumo: | Por muito tempo as pessoas surdas eram vistas como pessoas amaldiçoadas e foram excluídas da sociedade. Nas últimas décadas as visões foram se modificando, inclusive o modo de comunicação das pessoas surdas. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por exemplo, foi reconhecida como meio de comunicação e expressão da comunidade surda pela Lei Federal no 10.436, de 24 de abril de 2002. Tratando-se de uma Língua visuoespacial, com movimentos realizados pelas mãos no espaço e compreendida pela visão, a LIBRAS se torna essencial para a expressão e educação dos surdos. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral compreender o modo como a LIBRAS é colocada em prática nas escolas públicas municipais de Sapé – PB. Como objetivos específicos definimos: analisar o contexto histórico e legal da LIBRAS na educação brasileira e paraibana; investigar o modo como as LIBRAS são praticadas nas escolas públicas municipais de Sapé – PB; e apontar possíveis ações para a maior e melhor inserção da LIBRAS na educação pública municipal de Sapé - PB. Trata-se de uma pesquisa descritiva em três escolas municipais de Sapé. O instrumento utilizado para coleta foi um questionário contendo questões norteadoras relativas ao objetivo da pesquisa. Após análise e discussão dos dados, evidenciamos o verdadeiro descaso com a questão surda pelos poderes púbicos, bem como o longo caminho rumo a uma inclusão verdadeira da população surda a partir da LIBRAS na educação. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | LIBRAS Inclusão - LIBRAS Educação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11198 |
| Data do documento: | 19-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JTS10072018.pdf | 984,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
