Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11198
Tipo: TCC
Título: LIBRAS nas escolas municipais de Sapé – PB: percursos rumo à inclusão?
Autor(es): Sabino, Joyce Trajano
Primeiro Orientador: Gomides, Fernanda
Resumo: Por muito tempo as pessoas surdas eram vistas como pessoas amaldiçoadas e foram excluídas da sociedade. Nas últimas décadas as visões foram se modificando, inclusive o modo de comunicação das pessoas surdas. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por exemplo, foi reconhecida como meio de comunicação e expressão da comunidade surda pela Lei Federal no 10.436, de 24 de abril de 2002. Tratando-se de uma Língua visuoespacial, com movimentos realizados pelas mãos no espaço e compreendida pela visão, a LIBRAS se torna essencial para a expressão e educação dos surdos. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral compreender o modo como a LIBRAS é colocada em prática nas escolas públicas municipais de Sapé – PB. Como objetivos específicos definimos: analisar o contexto histórico e legal da LIBRAS na educação brasileira e paraibana; investigar o modo como as LIBRAS são praticadas nas escolas públicas municipais de Sapé – PB; e apontar possíveis ações para a maior e melhor inserção da LIBRAS na educação pública municipal de Sapé - PB. Trata-se de uma pesquisa descritiva em três escolas municipais de Sapé. O instrumento utilizado para coleta foi um questionário contendo questões norteadoras relativas ao objetivo da pesquisa. Após análise e discussão dos dados, evidenciamos o verdadeiro descaso com a questão surda pelos poderes púbicos, bem como o longo caminho rumo a uma inclusão verdadeira da população surda a partir da LIBRAS na educação.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: LIBRAS
Inclusão - LIBRAS
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11198
Data do documento: 19-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JTS10072018.pdf984,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.