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metadata.dc.type: TCC
Title: Acesso e permanência na educação de jovens e adultos: os dois lados da moeda
metadata.dc.creator: Miranda, Maria da Conceição Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Miranda, Maria da Conceição Gomes de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar os motivos que contribuíram para que Jovens e Adultos mesmo com o acesso garantido a essa modalidade de educação não permanecessem na escola e consequentemente não concluíssem seus estudos, ou seja, se evadissem. Para composição dos fundamentos teóricos utilizamos Duarte (2017), Ventura (2000), Ens e Ribas (2012), Gil (2006), Freire (2001), dentre outros autores, os quais discutem em seus estudos as especificidades, como a formação dos sujeitos de Educação de Jovens e Adultos e a metodologia de pesquisa em educação. Para responder ao problema de pesquisa: Quais os motivos que levaram jovens e adultos a não permanecerem na escola, não cumprindo seus estudos, mesmo tendo acesso garantido a esta modalidade de educação? Realizamos uma investigação de natureza qualitativa, elegendo como instrumento de coleta de dados, a entrevista qualitativa que subsidiou a obtenção dos resultados, e o tratamento dos dados se deu a partir da análise baseada em André e Ludke (1986). Os sujeitos da pesquisa foram 08 (oito) alunos de uma escola municipal da cidade de Bayeux/PB, dos ciclos I e II, com faixa etária entre 33 a 58 anos. Com os resultados da pesquisa obtivemos mediante os depoimentos dos alunos da EJA, o cansaço físico devido a jornada de trabalho diária, desinteresse pela escola, desmotivação, problemas familiares e saúde que contribuem para a sua não permanência na escola, e de outro lado, o interesse em aprender uma língua estrangeira, melhorar as possibilidades de ascensão no mundo do trabalho, aquisição da leitura para ter acesso aos escritos bíblicos, dentre outros, como motivos para retornar aos estudos mesmo diante das dificuldades do cotidiano. Consideramos que esta pesquisa contribuirá para aprofundar as discussões no tratamento das questões de evasão escolar e de processo de escolarização desses sujeitos que cotidianamente convivem e/ou conviveram com as situações de exclusão e de fracasso escolar.
Abstract: This study had as objective to analyze the reasons that contributed so that Young and Adults, even with the guaranteed access to this modality of education, did not remain in the school and consequently did not finish their studies, that is, if they evaded. For the composition of the theoretical foundations we use Duarte (2017), Ventura (2000), Ens e Ribas (2012), Gil (2006) and Freire (2001) among others, who discuss in their studies specificities, such as subjects of Youth and Adult Education and the research methodology in education. To answer the research question: What are the reasons that led young people and adults not to remain in school, not fulfilling their studies, even having guaranteed access to this type of education? We conducted a qualitative research, choosing as a data collection instrument, the qualitative interview that subsidized the results, and the data treatment was based on the analysis based on André and Ludke (1986). The subjects of the research were 08 (eight) students from a municipal school in the city of Bayeux / PB, cycles I and II, with ages ranging from 33 to 58 years. With the results of the research we obtained through the testimonies of the students of the EJA, the physical fatigue due to the daily work day, disinterest in the school, demotivation, family problems and health that contribute to their non-permanence in school, and on the other hand, the interest in learning a foreign language, improving the possibilities of ascension in the world of work, acquisition of reading to have access to biblical writings, among others, as reasons to return to studies even in the face of everyday difficulties. We believe that this research will contribute to deepen the discussions in the treatment of the issues of school dropout and the process of schooling of those subjects that live together and / or lived with situations of exclusion and failure at school.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Acesso a educação
Evasão escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11201
Issue Date: 14-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

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