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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11206| Tipo: | TCC |
| Título: | Docência nos anos iniciais do ensino fundamental: primeiras experiências profissionais |
| Autor(es): | Lima, Kerlaine Enéas Ferreira de |
| Primeiro Orientador: | Pontes, Ana Paula Furtado Soares |
| Resumo: | Os primeiros anos da carreira docente são capazes de definir o modo de ser e estar na profissão, bem como de estabelecer o comprometimento com o trabalho ou a desistência da docência. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar a concepção de docência de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, levando em consideração as suas primeiras aproximações com a atividade docente e a perspectiva de evolução profissional dessas professoras, identificadas por nós como iniciantes de uma escola municipal. Para compreender melhor o desenvolvimento profissional e, em particular, o ciclo de vida das professoras, utilizamos como referencial básico o trabalho de Michael Huberman (1992), que definiu cada etapa/fase que compõe tal processo. Além de Huberman (1992), buscamos como aporte teórico Gabardo e Hobold (2011), Zucolotto (2014), Nóvoa (1992), Tardif (2002), entre outros. Na perspectiva de atingir o objetivo desta pesquisa, realizamos um estudo de cunho bibliográfico e de campo. A pesquisa de campo foi realizada por meio de um questionário e contando com a participação de seis professoras iniciantes de uma escola municipal de ensino. O critério de escolha foi o tempo de experiência profissional de no máximo três anos de exercício na função. Os resultados obtidos demonstraram que algumas professoras participantes compreendem a docência como vocação e destacam o amor pelas crianças como fator motivacional para a escolha da profissão, além disso, outras compreendem a profissão como uma forma de mudar o mundo e a formar cidadãos. Outro ponto a destacar é que todas docentes demonstram interesse em continuar na profissão. Em relação ao ciclo de vida docente de Huberman (1992), nem todas se encontram no estágio previsto para os três primeiros anos de docência, que seria a fase de "Entrada na Carreira", pois três das seis professoras participantes se encontram na fase de "Estabilização" e duas delas rumo à fase de "Diversificação". Destacamos ainda ser fundamental o apoio e o acompanhamento a ser dado a esses docentes na fase inicial, para permanecerem e evoluírem na docência com compromisso e formação adequada para um trabalho tão relevante, desde iniciativas dos pares e dos gestores das escolas à definição de uma política de Rede com Programas Institucionais com esse objetivo. |
| Abstract: | The first years of the teaching career are capable of defining the way of being and being in the profession, as well as establishing commitment to work or dropping out of teaching. In this context, the objective of this research was to analyze the teaching conception of teachers in the initial grades of Elementary School, taking into account their first approximations with the teaching activity and the perspective of professional evolution of these teachers, identified by us as beginners of a school municipal. In order to better understand the professional development and, in particular, the life cycle of the teachers, we use as a basic reference the work of Michael Huberman (1992), who defined each stage / phase that makes up this process. In addition to Huberman (1992), we sought as a theoretical contribution Gabardo and Hobold (2011), Zucolotto (2014), Nóvoa (1992), Tardif (2002), among others. In order to reach the objective of this research, we carried out a bibliographic and field study. The field research was carried out by means of a questionnaire and counting on the participation of six beginning teachers of a municipal school of education. The criterion of choice was the time of professional experience of a maximum of three years of exercise in the function. The results show that some participating teachers understand teaching as a vocation and highlight the love of children as a motivational factor for the choice of profession, and others understand the profession as a way to change the world and to form citizens. Another point to highlight is that all teachers show interest in continuing in the profession. In relation to the teaching life cycle of Huberman (1992), not all of them are in the expected stage of the first three years of teaching, which would be the "Entry into the Career" phase, since three of the six participating teachers are in the "Stabilization" and two of them towards the "Diversification" phase. We also emphasize the fundamental support and follow-up to be given to these teachers in the initial phase, to remain and evolve in teaching with commitment and appropriate training for such a relevant work, from initiatives of peers and school managers to the definition of a policy Network with Institutional Programs for this purpose. |
| Palavras-chave: | Docência Prática docente Desenvolvimento profissional - docente |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11206 |
| Data do documento: | 6-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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