Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11208| Tipo: | TCC |
| Título: | Contribuições do atendimento educacional especializado no processo de ensino e aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual |
| Autor(es): | Silva, Bruna Freire da Lima, Maria José Ferreira de |
| Primeiro Orientador: | Ramos, Isolda Ayres Viana |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso com o título de “ Contribuições do Atendimento Educacional Especializado no Processo de Ensino e Aprendizagem de um aluno com Deficiência Intelectual” ,teve como objetivo analisar o desenvolvimento de um aluno com Deficiência Intelectual diante de sua vida escolar no ensino fundamental com a colaboração dos equipamentos e a professora da sala de Recursos multifuncionais para seu processo de ensino e aprendizagem, pois compreendemos que a sala proporciona um melhor acompanhamento para o aluno com Deficiência intelectual através da professora especialista na área e responsável em adaptar as atividades para o aluno com deficiência. A pesquisa foi realizada em uma escola de rede pública da cidade de João Pessoa. Para o melhor entendimento do tema, foram levantados materiais bibliográficos e digitais para estudo, metodologia qualitativa e de investigação. Os dados foram levantados a partir de aplicação de um questionário com a professora da sala regular e da sala de recursos multifuncionais, além da observação do que se passava em ambas as salas, pois torna-se importante compreender a vivência do aluno com deficiência intelectual, através dos dados coletados, e dos resultados obtidos através dos questionários onde pudemos aprender com mais precisão e assim concluir a nossa pesquisa. |
| Abstract: | This dissertation, entitled "Contributions of Specialized Educational Assistance in the Teaching and Learning Process of a Student with Intellectual Disabilities", aimed to analyze the development of a student with Intellectual Disability in front of his school life in elementary education with the collaboration of the equipments and the teacher of the room of Multifunctional Resources for its process of teaching and learning, since we understand that the room provides a better accompaniment for the student with Intellectual Disability through the specialist teacher in the area and responsible for adapting the activities for the students with disabilities. The research was carried out at a public network school in the city of João Pessoa. For the best understanding of the subject, bibliographic and digital materials were collected for study, qualitative and research methodology. The data were collected from the application of a questionnaire with the teacher of the regular classroom and the room of multifunctional resources, besides the observation of what was happening in both rooms, because it becomes important to understand the experience of the student with intellectual disability, through the data collected, and the results obtained through the questionnaires where we could learn more accurately and thus complete our research. |
| Palavras-chave: | Deficiência intelectual Atendimento educacional especializado Salas multifuncionais |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11208 |
| Data do documento: | 15-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BFS03072018.pdf | 990,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
