Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11209
Tipo: | TCC |
Título: | A rotina e organização do tempo e espaço na educação infantil: possibilidades pedagógicas na pré-escola |
Autor(es): | Gomes, Irani da Silva |
Primeiro Orientador: | Coelho, Fernanda Mendes Cabral Albuquerque |
Resumo: | A Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, requer um currículo plural que considere, dentre outros aspectos, a rotina e a organização do tempo espaço no cotidiano das ações que ocorrem enquanto as crianças estão na escola. Nesta perspectiva, este estudo teve como objetivo geral analisar a rotina e a organização do tempo e do espaço no contexto das práticas pedagógicas desenvolvidas junto as crianças do Infantil V na Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba. Como objetivo específico tratou-se de ressaltar como devem ser estruturadas as rotinas e a organização do tempo e do espaço no cotidiano escolar segundo as políticas educacionais para Educação Infantil; conhecer as rotinas e a organização do tempo e do espaço nas práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano das turmas do infantil V ,na Escola de Educação Básica da UFPB; e, discutir a importância das rotinas e da organização do tempo e do espaço para o desenvolvimento integral das crianças. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo do tipo descritivo e de abordagem qualitativa, cujos procedimentos utilizados foram: pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa de campo; observação não-participante e registros fotográficos. As análises dos dados partiram do diálogo entre alguns teóricos da infância, dados coletados durante a pesquisa e as políticas educacionais para Educação Infantil, lançando luzes aos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil, Parâmetros Curriculares Nacionais, Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Base Nacional Curricular Comum, documentos que orientam o trabalho pedagógico nas instituições de Educação no Brasil. Os resultados da pesquisa indicam que a rotina desenvolvida na escola investigada não apresenta procedimentos rígidos, mas sim, flexíveis em suas práticas cotidianas, os espaços de aprendizagem são adequados e climatizados, além disso, não se limita apenas à sala de aula. As atividades despertam o interesse e a curiosidade das crianças e os materiais são produzidos pela própria professora, sendo adequados às necessidades das crianças e estando sempre disponíveis para uso. Constatou-se ainda, que o planejamento e o desenvolvimento das atividades, a organização dos espaços, a distribuição do tempo, bem como, as interações que a professora estabelece, favorecem o desenvolvimento integral das crianças. Finalmente, ressalta-se que, mesmo seguindo um eixo estruturante, a educadora consegue adaptar às necessidades do dia-dia às particularidades das crianças, cumprindo as orientações dos documentos legais que orientam o trabalho pedagógico para a Educação Infantil brasileira. |
Abstract: | Early Childhood Education, as the first stage of Basic Education, requires a plural curriculum that considers, among other aspects, the routine and the organization of time space in the daily life of the actions that occur while the children are in school. In this perspective, this study had as general objective to analyze the routine and the organization of time and space in the context of the pedagogical practices developed with children of Infantil V in the School of Basic Education of the Federal University of Paraíba. As specific objectives, it was emphasized how the routines and the organization of time and space in the school routine should be structured according to the educational policies for Early Childhood Education; to know the routines and the organization of time and space in the pedagogical practices developed in the daily life of the children's classes V, in the School of Basic Education of the UFPB; and to discuss the importance of routines and the organization of time and space for the integral development of children. Methodologically, this is a field research of the descriptive type and qualitative approach, whose procedures used were: bibliographic and documentary research; field research; non-participant observation and photoetnographic recording. Data analyzes were based on the dialogue between some childhood theorists, data collected during the research, and educational policies for Early Childhood Education, with emphasis on the National Curricular Frameworks for Early Childhood Education, National Curricular Parameters, the Law on Guidelines and Bases of Education, and the National Basis Curricular Common, documents that guide the pedagogical work in the institutions of Education in Brazil. The results of the research indicate that the routine developed in the school investigated does not present rigid procedures, but rather, flexible in their daily practices, the learning spaces are adequate and acclimatized, besides, they are not limited only to the classroom. The activities arouse the interest and curiosity of the children and the materials are produced by the teacher herself, being adapted to the needs of the children and always available for use. It was also observed that the planning and development of activities, the organization of spaces, the distribution of time, as well as the interactions that the teacher establishes, favor the integral development of the children. Finally, it should be pointed out that, even following a structuring axis, the educator is able to adapt to the day-to-day needs of children's particularities, complying with the guidelines of the legal documents that guide the pedagogical work for Brazilian Early Childhood Education. |
Palavras-chave: | Educação infantil Sala de aula - rotina Trabalho pedagógico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11209 |
Data do documento: | 20-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISG03072018.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.