Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11213Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Chaves, Cleide de Sousa | - |
| dc.date.accessioned | 2018-08-09T15:16:57Z | - |
| dc.date.available | 2018-06-28 | - |
| dc.date.available | 2018-08-09T15:16:57Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-18 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11213 | - |
| dc.description.abstract | The course conclusion work aimed to present the conceptions of evaluation of learning in Brazil, based on the legal bases, such as the Law of Directives and Bases of Education - LDB 9.394 / 96 and the theoretical bases that base the studies, the research and teaching discourses on the subject. This study was based on the contributions of Haydt (1988), Luckesi (2011), Libâneo (1994), Teixeira (2013), among others. In order to do so, he carried out a bibliographical and field research, of a qualitative nature and of content analysis. Field research took place at the Cantalice Leite Magalhães Municipal School of Elementary Education, in João Pessoa, Paraíba. Teachers are the subjects of the research and the questionnaire is the instrument used to collect the research data. The results indicated that teachers conceive the evaluation of learning as a challenging and complex pedagogical action because it requires the diagnosis and verification of the teaching-learning process. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-09T15:16:57Z No. of bitstreams: 1 CSC28062018.pdf: 889814 bytes, checksum: 56126e0f5c4f79f58788e1cc3c74fffc (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-09T15:16:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CSC28062018.pdf: 889814 bytes, checksum: 56126e0f5c4f79f58788e1cc3c74fffc (MD5) Previous issue date: 2018-06-18 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Docentes | pt_BR |
| dc.title | As concepções de avaliação da aprendizagem dos docentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo na Escola Municipal Cantalice Leite Magalhães, na Paraíba | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Isabel Marinho da | - |
| dc.description.resumo | O trabalho de conclusão de curso se propôs a apresentar as concepções de avaliação da aprendizagem no Brasil, a partir das bases legais, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9.394/96 e das bases teóricas que fundamentam os estudos, as pesquisas e os discursos docentes sobre o assunto. Este estudo se fundamentou nas contribuições de Haydt (1988), Luckesi (2011), Libâneo (1994), Teixeira (2013), entre outros e realizou uma pesquisa bibliográfica e de campo, de cunho qualitativo e de análise de conteúdo. A pesquisa de campo aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cantalice Leite Magalhães, em João Pessoa, na Paraíba. Os professores foram os sujeitos da pesquisa e o questionário foi o instrumento utilizado para coletar os dados da pesquisa. Os resultados indicaram que os professores concebem a avaliação da aprendizagem como uma ação pedagógica desafiadora e complexa porque requer o diagnóstico e a verificação do processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CSC28062018.pdf | 868,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
