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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Selma Gomes da-
dc.date.accessioned2018-08-09T15:39:30Z-
dc.date.available2018-06-08-
dc.date.available2018-08-09T15:39:30Z-
dc.date.issued2018-05-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11215-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-09T15:39:30Z No. of bitstreams: 1 MSGS08062018.pdf: 552208 bytes, checksum: d0f57d54236d7e147864a529d66e4f32 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInstrução primáriapt_BR
dc.subjectParahyba do Nortept_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.titleInstrução primária na Parahyba do Norte: um breve estudo no regulamento de no 36 de 1886pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Rose Mary de Souza-
dc.description.resumoA instrução primária da Parahyba do Norte tornou-se alvo de uma reorganização no sentido de sua modernização. O Regulamento de no 36 de 26 de Junho de 1886 publicado pelo então presidente da citada província, Dr. Antonio Herculano Souza Bandeira Filho, tratou de reorganizar a referida instrução, tomando como fundamento os princípios difundidos por ideários iluministas. Considerando a importância do tema para reflexões contínuas acerca das políticas educacionais contemporâneas na Paraíba, é que o presente trabalho tratou de analisar o processo de reorganização da instrução primária na Parahyba do Norte que foi prescrita no referido regulamento. Assim, contribuir na construção histórica da educação escolar paraibana, buscando, portanto, articular questões educacionais numa diversidade local, temporal e social. As análises estão ancoradas nas contribuições teóricas de Edward Thompson (1981), Boto (1996) e de Araújo (2010). De Thompson são tomados os elementos conceituais a partir do materialismo histórico que possibilitam a mediação da teoria e prática, dos fatos e evidências, do singular e do geral sem perder de vista a totalidade do objeto de estudo. De Boto tomou-se a concepção de homem novo, o qual passa a ser visto como alguém capaz de armazenar conhecimentos pertinentes para determinados fins. Já de Araújo, a discussão em torno da formação do professor para escola primária. A pesquisa realizada foi do tipo documental, sendo o Regulamento de No 36 de 1886 o principal objeto de estudo. Utilizou-se também as seguintes fontes: relatórios produzidos por gestores públicos da época, leis referentes à instrução primária que foram publicadas em níveis locais dentro do recorte histórico de 1882-1889. Em síntese, compreende-se que o Regulamento de no 36, continha elementos que poderiam melhorar a qualidade da instrução primária na Parahyba do Norte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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