Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11224| Tipo: | TCC |
| Título: | Educação em sexualidade e educação em diversidade no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba: o que dizem os/as docentes? |
| Autor(es): | Virginio, Adriana de Lima |
| Primeiro Orientador: | Silva, Jeane Félix da |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo conhecer e refletir sobre o que os/as professores/as que trabalham com as disciplinas Educação Sexual e Educação e Diversidade Cultural, no Curso de Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, Campus I, pensam sobre a abordagem desses temas em sala de aula, e o que foi abordado na formação desses/a profissionais sobre o tema em questão. Acredita-se que esses/as professores/as têm uma contribuição fundamental para a formação de seus alunos e alunas na abordagem de temas como sexualidade, gênero, diversidade, prevenção de gravidezes não planejadas, Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids. O trabalho traz um breve levantamento de como a educação em sexualidade e educação em diversidade estão sendo trabalhadas no âmbito das políticas públicas na intenção de articular com o que pensam os/as docentes do referido Curso. A abordagem metodológica foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados se desenvolveu pela aplicação de um questionário com os/as docentes. Os resultados da pesquisa apontam que os/as professores/as veem o interesse dos/as alunos/as pelo tema, reconhecem a importância de se trabalhar essas temáticas e de algumas lacunas que o curso de Pedagogia apresenta em relação às disciplinas que discutem assuntos relacionados à sexualidade e diversidade. |
| Abstract: | This Course Conclusion Paper aims to know and reflect on what teachers working with the subjects Sexual Education and Education and Cultural Diversity, in the Pedagogy Course at the Federal University of Paraíba, Campus I, think about the approach to these topics in the classroom, and what was addressed in the training of these professionals on the subject in question. It is believed that these teachers have a fundamental contribution to the training of their students in addressing issues such as sexuality, gender, diversity, prevention of unplanned pregnancies, Sexually Transmitted Infections and AIDS. The work brings a brief survey of how education in sexuality and diversity education are being worked within the scope of public policies in an attempt to articulate with what the teachers of the said Course think. The methodological approach was carried out through a qualitative research whose data collection was developed by the application of a questionnaire with the teachers. The results of the research indicate that the teachers see the students' interest in the subject, recognize the importance of working on these themes and some of the shortcomings that the Pedagogy course presents in relation to the disciplines that discuss subjects related to sexuality and diversity. |
| Palavras-chave: | Sexualidade Diversidade cultural Docência Pedagogia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11224 |
| Data do documento: | 8-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ALV28062018.pdf | 917,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
