Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11446
metadata.dc.type: TCC
Title: Estresse ocupacional em docentes universitários: um estudo comparativo entre profissionais com e sem chefia no CCSA - UFPB
metadata.dc.creator: Imperiano, Natália Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ayres, Kátia Virgínia
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar e compreender as condições que levam ao estresse ocupacional e as diferentes formas que ele se manifesta em docentes com e sem cargo de chefia no CCSA - UFPB. Para isso, foi abordado no referencial teórico o que é o estresse, quais são suas fontes, sintomas e estratégias defensivas, para a partir de então, discorrer sobre as condições de trabalho nas quais os docentes estão inseridos, e como o estresse ocupacional pode se fazer presente na sua rotina e na daqueles que se encontram em chefia intermediária. Após o levantamento de dados na literatura, os procedimentos metodológicos contaram com uma abordagem exploratória, através de questionário presencial quanti-qualitativo aplicado com docentes e chefes do CCSA. No total, a amostra contou com 64 docentes e 20 chefes intermediários. Todos foram tabulados e submetidos a diversas análises de conteúdo, envolvendo fontes, sintomas e estratégias defensivas para o estresse. Os resultados indicaram que as principais fontes são o excesso de trabalho, relacionamento com os alunos e infraestrutura precária; dos sintomas, traços de ansiedade e exaustão física e mental; e nas estratégias defensivas, cuidados com a saúde e atividades de lazer.
Abstract: The present study aimed to identify and understand the conditions that lead to occupational stress and the different forms that it manifests in teachers with and without managerial position in the UFPB. In order to do this, it was approached in the theoretical framework what is the stress, what are its sources, symptoms and defensive strategies, to start from this, to discuss the working conditions in which the teachers are inserted, and how occupational stress can be present in his routine and in those who are in intermediate leadership. After the data collection in the literature, the methodological procedures had an exploratory approach, through a quantitative-qualitative face-to-face questionnaire applied with teachers and middle managers of the CCSA. In total, the sample had 64 teachers and 20 middle managers. All were tabulated and submitted to various content analyzes, involving sources, symptoms and defensive strategies for stress. The results indicated that the main sources are overwork, relationship with the students and precarious infrastructure; of symptoms, traces of anxiety and physical and mental exhaustion; and in defensive strategies, health care and leisure activities.
Keywords: Administração de pessoal
Administração de recursos humanos
Gestão de pessoas
Saúde ocupacional
Estresse ocupacional
Centro de Ciências Sociais Aplicadas - UFPB
Administração pública
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11446
Issue Date: 17-Nov-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NPI24082018.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons