Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11451
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise do grau de satisfação dos clientes com os serviços prestados pelas escolas de idiomas cna nas cidades de Bayeux – PB e Santa Rita - PB
metadata.dc.creator: Lima , José Raniê de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Rosivaldo de Lima
metadata.dc.description.resumo: Mensurar a satisfação é um dos instrumentos básicos para promover uma contínua melhoria no atendimento às exigências dos clientes. Hodiernamente, estamos em uma época em que a competitividade no mercado de idiomas está cada vez mais crescente, exigindo das empresas que estão inseridas neste mercado um total engajamento para poder perpetuar e desenvolver a organização. A pesquisa foi direcionada à realidade de duas escolas de idiomas o CNA – Santa Rita e o CNA – Bayeux situados no estado da Paraíba. Como o objetivo central da pesquisa destaca- se o entendimento sobre a satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados pelas escolas. Para a coleta das informações foram realizadas 324 entrevistas de um universo de 600 clientes, onde se fez o uso do questionário estruturado como instrumento. Os dados coletados foram analisados e os resultados mostram que o perfil dos clientes das escolas é composto em sua maioria por mulheres, clientes que possuem uma renda média acima de 5 salários mínimos, com ensino superior completo. De uma forma geral mais de 70% dos clientes estão satisfeitos com os serviços prestados pelas escolas CNA – Santa Rita e o CNA Bayeux – PB, e destacou-se o fator atenção e cordialidade dos professores’ que gera o maior índice de satisfação entre os respondentes, contrapartida o fator ‘organização do espaço físico’ foi o responsável por gerar o maior índice de insatisfação dos clientes.
Abstract: Não possui abstract.
Keywords: Administração de serviços
Administração de marketing
Setor de serviços
Satisfação do cliente
Escolas de idiomas
Organizações escolares
Marketing educacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11451
Issue Date: 10-Nov-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JRL24082018.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons