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metadata.dc.type: TCC
Title: A obrigatoriedade do ensino escolar no Brasil: uma prática de feições totalitárias
metadata.dc.creator: Guimarães, Ruan De Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernandes, Manuela Braga
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem o escopo de analisar a obrigatoriedade do ensino escolar, bem como suas implicações totalitárias no contexto da religiosidade civil do Estado moderno. As bases da escolarização compulsória são tão recentes quanto falsas. O movimento que deu origem à obrigatoriedade da educação já deu claros sinais de sua queda, mesmo assim insiste-se na sua perpetuação. Além disso, os níveis de sucesso da escola no Brasil são alarmantes e indicam o fracasso da instituição escolar. Por trás da implementação da educação compulsória encontra-se o desejo do Estado de ser o grande artífice da sociedade, violando a soberania de atuação de outras esferas da realidade, no caso a família. A solução passa necessariamente pelo retorno. Não se advoga o fim de escola, mas apenas o respeito ao direito dos pais dirigirem a educação dos filhos, em atenção à autonomia dos pais, à dignidade da criança, e à proteção da mesma.
Abstract: No abstract.
Keywords: Educação
Obrigatoriedade escolar
Totalitarismo
Religiosidade civil
Liberdades
educação familiar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Jurídicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11462
Issue Date: 31-Oct-2017
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