Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1148
Tipo: TCC
Título: O recurso visual como instrumento facilitador na contação de história para surdos
Autor(es): Lourenço, Werika Barbosa
Primeiro Orientador: Alves, Edneia de Oliveira
Resumo: O processo de elaboração do presente artigo baseou-se na importância educacional de ensino aprendizagem adaptada para o sujeito surdo, visando suas habilidades visuo-gestuais. A pesquisa foi realizada na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), na sala de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Visando uma aprendizagem significativa do aprendiz. Com estes parâmetros, este artigo foi construído tendo em vista os seguintes objetivos:motivar o interesse pela leitura, promover a leitura visual do conto através do recurso visual, observar o interesse dos participantes pela representação imagética, analisar se a representação imagética contribui para a lembrança da ordem dos acontecimentos e para a compreensão da mensagem do conto. Tendo como objetivo geral da pesquisa, verificar a pertinência da representação imagética na contação do conto: “Não somos figurinhas”, da autora Claudia erneck. Neste trabalho, o instrumento interventivo utilizado foi contação de história, enfatizando o recurso visual como principal facilitador na aprendizagem de alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Entende-se que o trabalho visual como ferramenta para ensinar, é a base para a aprendizagem acontecer naturalmente de maneira que o sujeito surdo processe a informação de forma clara e objetiva sendo então a base para educação bilíngue em sala de aula. Constatou-se com a elaboração desse artigo que a utilização do recurso visual como instrumento interventivo psicopedagógico é uma ferramenta pertinente, não só para servir como apoio para construção de um ensino mais humanizado ao surdo, mas também para atender suas especificidades de aprendizagem.
Abstract: The drafting process of this Article is based on the educational importance of teaching and learning adapted to the deaf guy, aiming their visual-gestural skills. The survey was conductedat the Foundation Center for Integrated Support for Persons with Disabilities (FUNAD), the Youth Education room and Adults (EJA). Aiming at a meaningful learning of the learner, in this paper we propose as interventional instrument storytelling, emphasizing the isual aid as the main facilitator in the learning of deaf pupils users Brazilian Sign Language (Libras). We understand that the visual work as a tool to teach is the basis for learning happen naturally so that the deaf subject processes informationin a clear and objective way then is the basis for bilingual education in the classroom. The overall objective of the research is to verify the relevance of the image representation in the story-telling: There are figurines, the author Claudia Werneck.
Palavras-chave: Recurso visual
Contação de história
Intervenção psicopedagógica
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1148
Data do documento: 16-Set-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WBL16092016.pdf401,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.