Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11566
Tipo: Dissertação
Título: Uma cocada nem sempre é apenas uma cocada: Bezerra da Silva e a fabricação do “malandro rife” (1980-1986)
Autor(es): Borges, Raphael Pericles
Primeiro Orientador: Fernandes, Telma Dias
Resumo: Bezerra da Silva é o narrador das utopias sociais constituídas em uma territorialidade dos subúrbios cariocas. (Re)conhecido pela irreverência de suas letras e modo peculiar de entoá-las, tem sua produção fonográfica marcada pelo tropos da ironia. O presente projeto visa discutir como um cantor de periferia consegue transpor espaços reservados nas transmissões radiofônicas e vendas de discos com temáticas sobre o mundo do crime e, em especial, as drogas. Pretendemos, dessa forma, compreender os desdobramentos através da interpretação dos diferentes protestos sociais, principalmente nos anos de 1980 a 1985 durante o período da ditadura civil-militar, presentes nos fonogramas do cantor. Estamos, portanto, articulando letra e música a uma questão sociocultural, assim nos inserindo na reflexão da história cultural. Por fim, ressalta-se que a música como desdobramento e ponto de produção da cultura histórica pode revelar o modo como o sistema social se ajusta e como os seus participantes percebem a si próprio e ao mundo exterior, pois a concepção da cultura musical, atrelada à reflexão dos fonogramas pela estrutura poético-verbal, não se prende à análise simplista das letras nas canções de Bezerra da Silva.
Abstract: Bezerra da Silva is the narrator of social utopias established in a territory of Rio suburbs. (Re) known for irreverence of his lyrics and peculiar way to chant them has its phonographic production marked by irony tropes. This project aims to discuss as a periphery singer can transpose spaces reserved for radio broadcasting and record sales with themes about the world of crime and in particular drugs. We intend, therefore, to understand the developments through the interpretation of various social protests, especially in the years 1980-1985 during the civil-military dictatorship, present in the singer phonograms. We are therefore linking music and lyrics to a sociocultural issue, thus entering in the history of cultural.
Palavras-chave: Bezerra da Silva
Phonograms
Cultural history
Bezerra da Silva
Phonograms
Cultural history
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11566
Data do documento: 23-Out-2015
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total4,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.