Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11599
Tipo: TCC
Título: O uso de recursos lúdicos como estratégia de estímulo ao consumo de frutas e verduras: uma experiência com escolares em João Pessoa-PB
Autor(es): Carvalho, Jéssica de Lima Spinellis de
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Ana Claudia Cavalcanti Peixoto de
Resumo: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), é uma ferramenta para combater os problemas associados à alimentação, além de contribuir para a melhoria das práticas alimentares inadequadas. Nesse contexto, a ludicidade se insere como um potente recurso pedagógico, na medida que enfatiza a alegria, a criatividade e a curiosidade. No âmbito da população infantil, tais aspectos tornam-se de grande valia, contribuindo para estimular a concentração e a imaginação das crianças. Este estudo objetiva sistematizar a experiência com atividades lúdicas voltadas à EAN no espaço de uma escola da rede privada de João Pessoa – PB. Trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado no ano de 2017. As atividades ocorreram nas turmas do Infantil II e III dos turnos matutino e vespertino. Os resultados reafirmam a importância do lúdico como fortalecedor do processo educativo infantil, tendo em vista que favorece o prazer, diversão e encantamento no aprendizado, evidenciando a potência desse recurso no cenário das abordagens educativas em alimentação e nutrição.
Abstract: Food and Nutrition Education is a tool against problems associated with food as well as improving eating habits. In this context, ludicity is a powerful pedagogical approach, as emphasizes joy, creativity and curiosity. In children, theses aspects are important to stimulate children's concentration and imagination. This study aims to systematize the experience of a Nutrition internship in a private school in the city of João Pessoa - PB. This experiment report a qualitative approach, carried out in 2017. The groups used to carry out the activities were children from primary school during the morning and afternoon shifts. The results reaffirm the importance of ludic to improve the child education process, given that makes it easy pleasure, fun and enchantment in learning, showing the power of this resource in the scenario of educational approaches in food and nutrition.
Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional
Ludicidade
Relato de experiência
Nutrição escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Nutrição
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11599
Data do documento: 4-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLSC05072018.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.