Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11728
Tipo: Dissertação
Título: Tecnologia da informação e burocracia em um banco público: Um estudo de caso
Autor(es): Azevedo, Keke Roseberg Monteiro
Primeiro Orientador: Bellini, Carlo Gabriel Porto
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar os impactos decorrentes da implantação de sistemas de informação para suportar os processos de negócio sob a ótica da burocracia em um banco público. Esta análise teórico-empírica buscou primeiramente delinear as características dos construtos sistemas de informação, processos de negócio e burocracia, e depois, ainda com base na literatura, inferir relações entre estes conceitos. Em seguida foi desenhado um modelo teórico a ser testado em caráter piloto com uma amostra experimental de funcionários da organização estudada. Para tanto, foram realizadas entrevistas com uso de instrumentos de pesquisa semiestruturados. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo e com base nos resultados, não foi constada total aderência da percepção dos entrevistados ao modelo delineado previamente. Com relação à organização estudada, sugere-se que deve aumentar os esforços de alinhamento entre os processos de negócio e os sistemas de informação, considerando em especial que a estratégia adotada vise à diminuição da má burocracia. Palavras-Chave: Sistemas de informação. Processos de Negócio. Burocracia.
Abstract: The objective of this study is to investigate the impacts resulting from the implementation of information systems to support business processes from the perspective of bureaucracy in a public bank. This theoretical and empirical analysis primarily aimed delineate the characteristics of the constructs information systems, business processes and bureaucracy, and then, still based on the literature, to infer relationships between these concepts. Next it was designed a theoretical model to be tested as a pilot scheme with an experimental sample of employees of the studied organization. Therefore, interviews were conducted with use of semi-structured research instruments. The answers were subjected to content analysis and based on the results, we found no overall adherence of the perception of respondents to the model outlined previously. Regarding the studied organization, it is suggested that should increase the efforts of alignment between business processes and information systems, considering in particular that the strategy seeks to the reduction of bad bureaucracy.
Palavras-chave: Sistemas de informação
Processos de Negócio
Burocracia
Information Systems
Business Process
Bureaucracy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11728
Data do documento: 8-Set-2009
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total943,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons