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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Proposta de um sistema de capacitação baseada em competências para o Instituo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
metadata.dc.creator: Ayres, Simone Maia Pimenta Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Anielson Barbosa da
metadata.dc.description.resumo: Este estudo objetiva a proposição de uma estrutura de referência para a delimitação de um sistema de capacitação baseada em competências (SCBC) para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, por meio de processos de ensino e aprendizagem, de forma a contribuir para o desenvolvimento competências institucionais por meio das competências individuais, conforme preconiza a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), instituída pelo Decreto nº 5.707/2006. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa, com abordagem exploratória e delineada como pesquisa-ação. Em seu estágio inicial de desenvolvimento, foi utilizada pesquisa bibliográfica em três áreas do conhecimento relacionadas ao objetivo da pesquisa: gestão por competências, ações de treinamento e aprendizagem organizacional, além de uma contextualização das Instituições Federais de Ensino Superior. O sistema proposto foi fundamentado por bases teóricas, legais e educacionais e composto por quatro etapas e seus respectivos processos: mapeamento de competências; planejamento; ação e avaliação. O sistema foi aplicado na instituição e teve suas etapas e processos analisados tanto individualmente como sistemicamente. Utilizou-se a técnica de triangulação de dados para a validação do estudo. O sistema proposto apresentou aderência ao contexto da instituição e pode proporcionar contribuições teóricas e práticas, por meio da articulação dos processos de aprendizagem em seus três níveis de análise: individual, grupal e organizacional com as estratégias da instituição, além de auxiliar outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), na implantação de sistemas de capacitação baseados em competências e o Governo Federal na implantação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. A busca de mecanismos que viabilizem a aplicabilidade dos pressupostos da PNDP numa Instituição Federal de Ensino Superior pressupõe a implantação de novas práticas e representa uma mudança no estado atual da organização.
Abstract: This study aims to propose an reference’s structure for the definition of a Competency-Based on Training System (CBTS) for the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sertão of Pernambuco, through processes of teaching and learning in order to contribute to the development of institutional competences through individual competences, as recommended by the National Policy of Staff Development (NPSD), established by Decree n. 5.707/2006. The methodology used was both qualitative and quantitative, with an exploratory approach and delineated as Research-Action. In the initial stage of development, the literature search was done in three areas of knowledge, related to the objective of the research: competency management, training activities and organizational learning, and a contextualization of Federal Institutions of Higher Education. The system proposed was grounded on theoretical, legal and educational bases and consists of four steps: mapping competences, planning, action, evaluation, and their respective processes. The system was applied to the institution and its stages and processes was analyzed in both individual and holistic ways. It was used the technique of data triangulation for validation of the study. The proposed system showed adherence to the context of the institution and may provides theoretical and practical contributions, through the articulation of learning processes on three levels of analysis: individual, group and organizational with the strategies of the institution. The study also assists other Federal Institutions of Higher Education (FIHE), on the deployment of training based on competencies and Federal Government on the implementation of the National Policy of Staff Development. The search for mechanisms that enable the applicability of the assumptions of NPSD in a FIHE, requires the implementation of new practices and represents a change in the organization’s current state.
Keywords: Aprendizagem organizacional
Gestão por competências
Capacitação
Organizational learning
Competency management
Training
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11729
Issue Date: 30-Dec-2012
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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