Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11738
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Diversidade religiosa e ensino religioso: relações possíveis? Um olhar a partir de alunos e professores de escolas municipais de João Pessoa-PB
metadata.dc.creator: Nascimento, Fernanda Santos do
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Marinilson Barbosa da
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação resultou de uma pesquisa etnográfica que teve como objetivo compreender se a diversidade religiosa apareceu nas aulas de Ensino Religioso e a contribuição da sua inserção nessas aulas do ponto de vista dos alunos e professores de três escolas públicas de João Pessoa. No primeiro capítulo, foi realizada uma discussão acerca das categorias de diversidade, multiculturalismo, multiculturalidade e interculturalidade tendo em vista que são termos polissêmicos, mas que o uso, desses termos delineiam notadamente uma compreensão que por vezes se aproximam, ora se distanciam, sendo utilizados muitas das vezes como sinônimos de diversidade. Contudo, ao apresentar as concepções atribuídas a esses termos, pretende-se tornar claro ao leitor qual a compreensão adotada a palavra diversidade ao longo desta dissertação. No segundo capitulo, foi apresentada uma reflexão em torno do panorama histórico do Ensino Religioso, abordando a sua natureza desde o período da colonização aos dias atuais, enfatizando a sua inserção na versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular. No terceiro capítulo, evidencia-se uma reflexão acerca do método etnográfico, refletindo sobre as nuances do trabalho de campo e a construção dos dados durante a vivência com os sujeitos da pesquisa, mostrando quem são estes e o contexto o qual estão inseridos. No quarto e último capítulo, foi feita a análise dos dados construídos durante a permanência em campo, de modo a responder aos anseios da pesquisa. Para tanto, analisou se a diversidade religiosa fez-se presente nesse espaço, onde foi possível constatar não apenas a sua presença nas aulas de Ensino Religioso, mas as maneiras pelas quais a intolerância religiosa tem ganhado espaço, sobretudo com as religiões de matrizes africanas, que tem como marca de sua visibilidade o preconceito religioso.
Abstract: This work resulted from an ethnographic study aimed to understand if the religious diversity came into being in Religious Education classes and the contribution of its insertion in these classes from the point of view of students and teachers from three public schools in João Pessoa, Pernambuco, Brazil. In the first chapter the topic diversity were brought to discussion, multiculturalism, multiculturality and interculturality although they’re polysemous, they’re different in understanding of meaning usage, that sometimes are closer and sometimes are not, although these terms are used many often as synonyms of several cultural diversity. However, it is intended to make clear to the reader the meaning imposed to the cultural diversity terms throughout this work. In the second chapter was presented a reflection about the history of religious education panorama, approaching its nature from the period of colonization to the present day, emphasizing its inclusion in the draft Common National Base Curriculum. The third chapter highlights the ethnographic method, reflecting on the subtle differences in the field work and construction of data during the experience with the research subjects, showing who they are and the context which they’re inserted. In the fourth and final chapter, was done the analysis of the collected data in the field work, in order to respond to the needs of the research. Therefore, the presence of religious diversity in those public schools was notable in religious education classes, but it brings along the ways in which religious intolerance has gained ground, especially the prejudice against religions of African origin.
Keywords: Diversidade religiosa
Ensino Religioso
Intolerância
Religious diversity
Religious Education
Intolerance
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência das Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11738
Issue Date: 30-Jun-2016
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total6,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons