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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11751
Tipo: Dissertação
Título: A transversalidade da temática ambiental nos cursos técnicos de nível médio integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju
Autor(es): Costa, Juliano Azuma da
Primeiro Orientador: Lucena, Reinaldo Farias Paiva de
Primeiro Coorientador: Melo, Sônia Pinto de Albuquerque
Resumo: A Educação Ambiental (EA) é, sem dúvida, uma ferramenta-chave para a construção de uma sociedade mais consciente ambientalmente. E a escola considerada um ambiente privilegiado para o seu desenvolvimento. Para isso, faz-se necessário que as instituições de ensino insiram em seus documentos e práticas pedagógicas a temática ambiental. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a presença da temática ambiental, como tema transversal, nos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju. Neste sentido, foram analisados, inicialmente, o Projeto Político Pedagógico Institucional do IFS, os Projetos Pedagógicos do Cursos e os Planos de Ensino dos docentes. Em seguida, foram aplicados questionários aos alunos e professores para analisar a presença da temática ambiental nas práticas pedagógicas em sala de aula. O presente estudo foi do tipo descritiva, de caráter explicativa, com abordagem predominantemente qualitativa, fazendo uso de dois tipos de instrumentos de coleta de dados: análise documental e questionários. Participaram deste estudo 262 alunos e 63 professores dos Cursos Técnicos Integrados em Alimentos, Edificações e Química. Os resultados revelaram que a EA ainda é incipiente no IFS. Há a necessidade de reformulação dos documentos pedagógicos institucionais para que estes sigam diretrizes comuns em relação a EA e retratem a transversalidade. Verificou-se que os docentes e discentes compreendem a importância da EA e que a escola tem papel fundamental na contribuição da EA da sociedade. Apesar da temática ambiental ser relacionada aos conteúdos das disciplinas, constatou-se que poucas vezes a temática é abordada. A principal dificuldade apresentada pelos professores para trabalhar a temática ambiental em sala de aula foi a falta de preparo para lidar com a transversalidade em suas atividades em sala de aula. Sugeriu-se a implementação de uma política voltada para a EA formal e não-formal, através da sensibilização e capacitação de todos os atores envolvidos do IFS.
Abstract: Environmental Education (EE) is undoubtedly a key tool for building a more environmentally conscious society. And, the school is considered a privileged environment for its development. For this, it is necessary that educational institutions insert in their documents and pedagogical practices the environmental theme. Thus, the objective of this research was to analyze the presence of the environmental theme, as a cross - sectional theme, in the High - Level Technical Courses Integrated to High School of the Federal Institute of Sergipe - Campus Aracaju. In this sense, the Institutional Political Project of the IFS, the Educational Projects of the Courses and the educational plans of the teachers were analyzed. Next, questionnaires were applied to students and teachers to analyze the presence of the environmental theme in the pedagogical practices in the classroom. The present study was descriptive, with explanatory character, with a predominantly qualitative approach, making use of two types of data collection instruments: documentary analysis and questionnaires. A total of 262 students and 63 professors from the Technical Courses of Middle Level Integrated to High School in Food, Buildings and Chemistry participated in this study. The results revealed that EE is still incipient in IFS. There is a need to reformulate institutional pedagogical documents so that they follow common guidelines in relation to EE and portray transversality. It was verified that the teachers and students understand the importance of EE and that the school plays a fundamental role in the contribution of the EE of society. Although the environmental theme is related to the contents of the subjects, it was verified that few times the theme is approached. The main difficulty presented by the teachers to work on the environmental theme in the classroom was the lack of preparation to deal with transversality in their activities in the classroom. It was suggested that a formal and non-formal EE policy be implemented through the awareness-raising and training of all actors involved in the IFS.
Palavras-chave: Educação ambiental
Práticas pedagógicas
Transversalidade
Environmental education
Pedagogical practices
Transversality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gerenciamento Ambiental
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11751
Data do documento: 12-Dez-2017
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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