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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação para o consumo na organização aprendente educativa como instrumento determinante na relação sustentável entre ser humano e meio ambiente
metadata.dc.creator: Cavalcanti, Petrônio Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Rita de Cássia de Faria
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Castro Neto, Mariano
metadata.dc.description.resumo: A educação para o consumo como instrumento determinante na relação ser humano e meio ambiente é o propósito desta produção. Como campo de pesquisa, a Escola Estadual Moysés Barbosa da cidade de Petrolina-PE, onde estudam aproximadamente 950 estudantes e trabalham 80 colaboradores. O campo favorece, significativamente, para a investigação sobre a educação que fomenta novas práticas em relação aos hábitos de consumo e que tem influência determinante para a existência de um ambiente sustentável. Consumir é uma necessidade humana, é inerente ao processo existencial; já o consumismo desencadeado pela sociedade denominada de hipermoderna, precisamente originária no século XIX, é depredador e nefasto com o meio ambiente. Com o consumismo, a pessoa passa a ser mercadoria, os produtos substituem o sujeito, a subjetividade humana é ocultada e evidencia-se o objeto. Nesse caso, quando o ser humano perde sua identidade, não é capaz de fazer o autoconhecimento e nem conhecer o outro como pessoa. Na situação de alienado, onde não é capaz de ser autônomo, autêntico, o meio ambiente corre perigo, no sentido de ser desvalorizado e posto às margens sem ter os devidos cuidados, que são necessários para uma boa vivência. O certo é que as ações humanas, quando não consideram a razão, a consciência, a emoção, o desejo, a lógica que são pertinentes ao ser, podem dificultar a existência de uma boa relação entre homem/mulher e natureza. O que se notabiliza neste trabalho é a necessidade de pedagogicamente, educar o sujeito para o consumo, visto que não há condições de habitar no planeta sem o exercício do cuidado. Neste estudo, reconhece-se o papel das organizações aprendentes, que permite experimentar o conhecimento tácito e explícito, presente e desenvolvido nas informações, nos dados, nas leituras e no uso das tecnologias. Desse modo, esta pesquisa teve como perspectiva, por meio da abordagem qualitativa e dos fundamentos da pesquisa-ação, compreender a importância da educação para o consumo como instrumento determinante para influenciar no comportamento das pessoas que precisam aprender a viver de forma ética e sustentável com o meio ambiente. As técnicas utilizadas para a construção de dados - a observação e entrevista favoreceram a investigação do problema do consumo sem responsabilidade e os impactos, que têm no ambiente as práticas do consumismo próprio da sociedade contemporânea. A entrevista foi diretiva e abordou 62 pessoas entre educandos e educadores. Cada resposta foi portadora de elementos substanciais para entender a educação que sucinta a reflexão sobre o problema, que afeta a vida das pessoas e dos outros seres, o consumo sem responsabilidade. Nessa direção, os resultados finais da pesquisa apontaram para a viabilidade da educação que orienta no ato de consumir, de cuidar e preservar o meio ambiente.
Abstract: The consumer education as a decisive instrument in the relationship between human beings and the environment is the purpose of this production. As a research field, the State School Moyses Barbosa city of Petrolina, where they study about 950 students and 80 employees work. Field favors significantly to research on education that fosters new practices in relation to consumer habits and has decisive influence on the existence of a sustainable environment. Consuming is a human need, it is inherent in the existential process; already consumerism unleashed by called hypermodern society, precisely originated in the nineteenth century, it is predatory and harmful to the environment. With consumerism, the person becomes merchandise, products replace the subject, human subjectivity is hidden and it is evident the object. In this case, when the human being loses his identity, it is not capable of self-knowledge and not knowing the other as a person. In the alienated situation where it is not able to be autonomous, authentic, the environment is in danger, to be devalued and put the banks without proper care, that are necessary for a good experience. The truth is that human actions, if not consider the reason, consciousness, emotion, desire, the logic that are pertinent to be, can hinder the existence of a good relationship between man / woman and nature. What is notable in this work is the need for pedagogically educate the subject to consumption, since there are no conditions to inhabit the planet without the exercise of care. In this study, we recognize the role of learning organizations, which lets you experience the tacit and explicit knowledge, this and developed the information, the data, the readings and the use of technology. Thus, this study was prospective, through qualitative approach and action research foundations, understand the importance of consumer education as key tool to influence the behavior of people who need to learn to live in an ethical and sustainable way the environment. The techniques used for building data - observation and interview favored the investigation without responsibility consumption problem and the impacts they have on the environment of consumerism practices characteristic of contemporary society. The interview was policy and addressed 62 people between students and educators. Each answer was carrying substantial elements to understand the education brief reflection on the problem, which affects the lives of people and other beings, consumption without responsibility. In this sense, the final results of the research pointed to the viability of education that guides the act of consuming, to care for and preserve the environment.
Keywords: Educação para o consumo
Organização aprendente
Meio ambiente
Sustentabilidade
Education for consumption
learning organization
Environment
Sustainability
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11762
Issue Date: 21-Oct-2016
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes

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