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metadata.dc.type: TCC
Title: Os direitos de quem têm direitos: desafios e estratégias para a inserção e participação social de adolescentes do acolhimento institucional
metadata.dc.creator: Felix, Alisson Firmino
metadata.dc.contributor.advisor1: Braga, Iara Falleiros
metadata.dc.description.resumo: A discussão acerca da participação e inserção social se faz pertinente, a partir da compreensão de que o ser humano é pertencente à sociedade, contexto esse o qual realiza suas atividades e exerce sua cidadania. Esse indivíduo pode estar vulnerável a rupturas sociais provindas, diversas vezes, da violação dos seus direitos, sejam elas por condições familiares, econômicas, de trabalho e nas relações sociais. O adolescente que se encontra em situação extrema de vulnerabilidade ou desfiliação, é assegurado pelas Políticas Públicas e principalmente pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o direito de gozar de todos os seus direitos como ser em desenvolvimento. Uma das medidas determinadas pelo ECA para efetivar esses direitos é o Acolhimento Institucional, que é um espaço no qual o adolescente é encaminhado por consequência de violações ocorridas no contexto familiar. Dessa forma, esse estudo objetivou entender como a participação e inserção social tem se efetivado no cotidiano dos adolescentes, e quais as estratégias os profissionais do serviço utilizam para garantir os direitos estabelecidos no art. 4 do ECA, bem como, a compreensão da concepção deles acerca da imagem social dos adolescentes do serviço. Os instrumentos para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e seus resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática. Participaram desse estudo sete (07) profissionais do serviço de acolhimento institucional. Mediante as análises, podemos considerar que ainda é um desafio para os profissionais a efetivação da participação e inserção social dos adolescentes institucionalizados. Como também, a imagem social desses indivíduos é negativa e marginalizada.
Abstract: The discussion about participation and social insertion becomes pertinent, based on the understanding that the human being belongs to society, a context that carries out its activities and exercises its citizenship. This individual may be vulnerable to social disruptions from the violation of his or her rights, whether due to family, economic, work or social conditions. The Adolescent who is in an extreme situation of vulnerability or disaffiliation, is guaranteed by the Public Policies and mainly by the Statute of the Child and the Adolescent (ECA), the right to enjoy all their rights as being in development. One of the measures determined by the ECA to implement these rights is the Institutional Reception, which is a space in which the adolescent is referred as a consequence of violations occurring in the family context. Thus, this study aimed to understand how participation and social insertion has become effective in the adolescents' daily life, and what strategies the professionals of the service use to guarantee the rights established in art. 4 of the ECA, as well as understanding their conception of the social image of adolescents and young people in the service. The instruments for data collection were the semistructured interview and their results were analyzed through the analysis of thematic content. Seven (07) professionals from the institutional reception service participated in this study. Through the analysis, we can consider that it is still a challenge for professionals to ensure the participation and social insertion of institutionalized adolescents. As well, the social image of these individuals is negative and marginalized.
Keywords: Participação social
Vulnerabilidade social
Adolescência
Acolhimento institucional
Terapia ocupacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Terapia Ocupacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11855
Issue Date: 5-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Terapia Ocupacional

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