Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11902| Tipo: | TCC |
| Título: | A importância do estágio para a formação docente |
| Autor(es): | Bento, Júlia Celly Costa |
| Primeiro Orientador: | Pontes, Ana Paula Furtado Soares |
| Resumo: | Nosso trabalho se propõe a analisar a importância do estágio desenvolvido no âmbito do curso de Pedagogia, considerando a especificidade de um curso na modalidade à distância. Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo segundo uma abordagem qualitativa, de caráter interpretativo, com vistas a buscar entender os significados que os estudantes conferem ao estágio supervisionado. Os dados gerados a partir dos questionários aplicados com seis discentes foram tabulados e tratados a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), com vista dos seguintes eixos de discussão: Experiência do Estágio, Supervisão do Estágio e Sugestão para aprimoramento do Estágio, tendo como embasamento teórico autores como Pimenta e Lima (2006), Veiga (2007), Barreiro e Gebran (2006), entre outros, bem como na legislação que regulamenta o Estágio Supervisionado e a Formação de Professores da educação básica. Nossos resultados dão conta de que os respondentes possuíam como expectativa inicial em relação ao estágio a de buscar novas aprendizagens, correlacionar a teoria com a prática e vivenciar a prática pedagógica. Nesse sentido, apontam que tais expectativas foram atendidas, destacando a importância dessa experiência formativa para sua aprendizagem, por proporcionar experiências exitosas e a aproximação da realidade da escola e de sala de aula. Após tal experiência, passaram a entender que há particularidades nas realidades vivenciadas e a compreender que é necessário vivenciar os desafios de uma sala de aula, aprender sobre a realidade e os problemas que fazem parte dessa experiência, sendo fundamental, para isso, a formação continuada. |
| Abstract: | Our research proposes to analyze the importance of the stage developed in the scope of the course of Pedagogy, considering the specificity of a course in the distance modality. The methodological procedures adopted were the bibliographical research and field research according to a qualitative approach, with an interpretative character, aiming to understand the meanings that the students confer to the supervised stage. The data generated from the questionnaires applied with six students were tabulated and treated from the content analysis (BARDIN, 2011), in view of the following discussion axes: Experience of Internship, Stage Supervision and Suggestion for improvement of Internship, based on theoretical authors such as Pimenta and Lima (2006), Veiga (2007), Barreiro and Gebran (2006), among others, as well as in the legislation that regulates the Supervised Internship and Teacher Training of basic education. Our results show that respondents had the initial expectation regarding the stage of seeking new learning, correlat theory with practice and experiencing pedagogical practice. In this sense, they point out that such expectations were met, highlighting the importance of this formative experience for their learning, for providing successful experiences and the approximation of the reality of the school and classroom. After this experience, they come to understand that there are particularities in the realities experienced and to understand that it is necessary to live the challenges of a classroom, to learn about the reality and the problems that are part of that experience, being fundamental for this, the continuous formation. |
| Palavras-chave: | Estágio supervisionado Pedagogia a distância Prática educacional |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11902 |
| Data do documento: | 8-Jul-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JCCB27082018.pdf | 659,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
