Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11903
Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores de história: memórias do subprojeto PIBID-história na UFRN/Ceres (2009-2014)
Autor(es): Trindade, Ana Carla de Medeiros
Primeiro Orientador: Nunes, Paulo Giovani Antonino
Resumo: Essa pesquisa tem por finalidade discutir a formação de professores de História com base nas experiências do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da área História, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Campus Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) entre os anos de 2009 e 2014. Nesse sentido, temos por objetivo analisar como os coordenadores do subprojeto PIBID-História pensaram e planejaram as atividades dos bolsistas envolvidos no projeto, tendo a escola como espaço de formação docente. Portanto, como critério de análise, identificamos dois momentos do subprojeto no CERES, que denominamos de coordenação I (2009-2011) e coordenação II (2012-2014). Essa divisão é justificada, pelo período em que cada coordenador permaneceu à frente do subprojeto. Utilizamos, para nossas análises a metodologia de pesquisa qualitativa, com estudo das fontes documentais e orais. E a fim de discutir teoricamente, chamamos para esse estudo alguns pesquisadores do campo da pesquisa histórica e da educação como Jörn Rüsen, Fernando Cerri, Bernadete Gatti, Vera Candau, Antônio Nóvoa, dentre outros.
Abstract: This research aims to discuss the formation of History teachers based on the experiences of the Subproject of the Institutional Scholarship Program to the Teaching Initiation (PIBID) in the History area, at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) Center Campus for Higher Education (CERES) between 2009 and 2014. In this sense, we intend to analyze: how the coordinators of the PIBID-History subproject thought and planned the activities of the students involved in the project, having the school as a space for teacher training. Therefore, as an analysis criterion, we identify two subproject moments in the CERES. Which we call coordination I (2009-2011) and coordination II (2012-2014). This division is justified, for the period in which each coordinator remained at the head of the Subproject. We used, for our analyzes the methodology of qualitative research, with study of documental and oral sources. And, in order to discuss theoretically, we call for this study, some researchers in the field of Historical research and Education, such as Jörn Rüsen, Fernando Cerri, Bernadette Gatti, Vera Candau, Antônio Nóvoa, among others.
Palavras-chave: Ensino de História
Formação de Professores
PIBID
Políticas Públicas
UFRN / CERES
History teaching
Teacher training
PIBID
Public policy
UFRN / CERES
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11903
Data do documento: 11-Ago-2017
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons