Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11906Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Luigi de Cesare Victor da | - |
| dc.date.accessioned | 2018-10-08T11:25:00Z | - |
| dc.date.available | 2018-10-08 | - |
| dc.date.available | 2018-10-08T11:25:00Z | - |
| dc.date.issued | 2017-12-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11906 | - |
| dc.description.abstract | The present work aims to address the importance of mathematics in Early Childhood Education directing the look to the use of pedagogical tools that allow the apprehension of new knowledge in a dynamic and contextualized way. The general objective was to analyze how the process of using the game in the teaching of mathematics in Early Childhood Education in the educational space takes place, focusing on the observation of two schools located in the municipality of Cacimba de Dentro -PB. The methodology used went through a deepening of the subject through bibliographical research, as well as a field research, of the exploratory type, of a qualitative nature. As a research tool, the questionnaire was used with 10 (ten) teachers of Early Childhood Education of the aforementioned schools. According to the answers obtained through the applied questionnaires, teachers can use games and games as a methodological strategy for the teaching of mathematics in Early Childhood Education. However, it remains to be noted that a disturbing question remains in relation to the dichotomy between theoretical understanding and what is actually practiced. It is concluded that although the teaching of mathematics in early childhood education presents some difficulties and challenges, the use of pedagogical practices such as free and guided games and games is fundamental and contributes significantly to the development and learning of students. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-08T11:25:00Z No. of bitstreams: 1 LCVS08102018.pdf: 700576 bytes, checksum: b36a75787fcf387a813157095f0b67e5 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-10-08T11:25:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LCVS08102018.pdf: 700576 bytes, checksum: b36a75787fcf387a813157095f0b67e5 (MD5) Previous issue date: 2017-12-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Jogos | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | Os jogos como recurso pedagógico para o ensino da matemática na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Karla Lucena de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho visa abordar a importância da matemática na Educação Infantil direcionando o olhar para a utilização de ferramentas pedagógicas que possibilitem a apreensão de novos conhecimentos de forma dinâmica e contextualizada. O objetivo geral caminhou por analisar como se dá o processo de utilização do jogo no ensino da matemática na Educação Infantil no espaço educativo, tendo como foco a observação de duas escolas localizadas no município de Cacimba de Dentro –PB. A metodologia utilizada caminhou por um aprofundamento do tema através de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória, de cunho qualitativa. Como instrumento de pesquisa destacou-se a utilização de questionário com 10 (dez) professores da Educação Infantil das escolas supracitadas. De acordo com as respostas obtidas através dos questionários aplicados percebe-se que os professores utilizam jogos e brincadeiras como estratégia metodológica para o ensino da matemática na Educação Infantil. Contudo, observa-se que ainda persiste uma questão inquietante em relação a dicotomia entre o entendimento teorico e o que é realizado na prática. Conclui-se que embora o processo de ensino da matemática na educação infantil apresente algumas dificuldades e desafios, a utilização de práticas pedagógicas como os jogos e as brincadeiras livres e orientadas é fundamental e contribui significativamente para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LCVS08102018.pdf | 684,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
