Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luigi de Cesare Victor da-
dc.date.accessioned2018-10-08T11:25:00Z-
dc.date.available2018-10-08-
dc.date.available2018-10-08T11:25:00Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11906-
dc.description.abstractThe present work aims to address the importance of mathematics in Early Childhood Education directing the look to the use of pedagogical tools that allow the apprehension of new knowledge in a dynamic and contextualized way. The general objective was to analyze how the process of using the game in the teaching of mathematics in Early Childhood Education in the educational space takes place, focusing on the observation of two schools located in the municipality of Cacimba de Dentro -PB. The methodology used went through a deepening of the subject through bibliographical research, as well as a field research, of the exploratory type, of a qualitative nature. As a research tool, the questionnaire was used with 10 (ten) teachers of Early Childhood Education of the aforementioned schools. According to the answers obtained through the applied questionnaires, teachers can use games and games as a methodological strategy for the teaching of mathematics in Early Childhood Education. However, it remains to be noted that a disturbing question remains in relation to the dichotomy between theoretical understanding and what is actually practiced. It is concluded that although the teaching of mathematics in early childhood education presents some difficulties and challenges, the use of pedagogical practices such as free and guided games and games is fundamental and contributes significantly to the development and learning of students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-08T11:25:00Z No. of bitstreams: 1 LCVS08102018.pdf: 700576 bytes, checksum: b36a75787fcf387a813157095f0b67e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-08T11:25:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LCVS08102018.pdf: 700576 bytes, checksum: b36a75787fcf387a813157095f0b67e5 (MD5) Previous issue date: 2017-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleOs jogos como recurso pedagógico para o ensino da matemática na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Karla Lucena de-
dc.description.resumoO presente trabalho visa abordar a importância da matemática na Educação Infantil direcionando o olhar para a utilização de ferramentas pedagógicas que possibilitem a apreensão de novos conhecimentos de forma dinâmica e contextualizada. O objetivo geral caminhou por analisar como se dá o processo de utilização do jogo no ensino da matemática na Educação Infantil no espaço educativo, tendo como foco a observação de duas escolas localizadas no município de Cacimba de Dentro –PB. A metodologia utilizada caminhou por um aprofundamento do tema através de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória, de cunho qualitativa. Como instrumento de pesquisa destacou-se a utilização de questionário com 10 (dez) professores da Educação Infantil das escolas supracitadas. De acordo com as respostas obtidas através dos questionários aplicados percebe-se que os professores utilizam jogos e brincadeiras como estratégia metodológica para o ensino da matemática na Educação Infantil. Contudo, observa-se que ainda persiste uma questão inquietante em relação a dicotomia entre o entendimento teorico e o que é realizado na prática. Conclui-se que embora o processo de ensino da matemática na educação infantil apresente algumas dificuldades e desafios, a utilização de práticas pedagógicas como os jogos e as brincadeiras livres e orientadas é fundamental e contribui significativamente para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCVS08102018.pdf684,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.