Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFirmino, Márcia Salustino-
dc.date.accessioned2018-10-08T12:28:54Z-
dc.date.available2018-10-08-
dc.date.available2018-10-08T12:28:54Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11907-
dc.description.abstractThis work is based on a research on assessment practices in the initial years of elementary school, and its main objective was to understand the meaning of the learning assessment practices for the students of the initial years of elementary education in the municipality of João Pessoa. In addition to seeking to identify how students from 1st to 5th year perceived and characterized learning assessment practices; to verify which feelings the students express in the moments in which they were submitted to the practices of evaluation and to classify the practices of evaluation as to the types, frequency and the feelings expressed, from the voices of the own students. The research was characterized as qualitative and exploratory and had the talk wheel as instrument of data collection. The results indicate that, on evaluation, students mainly understand that they are associated with written tests, and indicate that the results, grades, are overvalued, by the teachers, failing to offer a complete evaluation of the students. Some students do not know when they are being evaluated, in addition to being very worried about the moments of the test, for fear of the below average grades, in the meantime students, feel happy to take the tests. The research also showed that students enjoy more playful activities, which suggest movements, than passive or static activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-08T12:28:54Z No. of bitstreams: 1 MSF08102018.pdf: 549459 bytes, checksum: 30a4122a6b8f9ee4db4c279132d4c5c0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-08T12:28:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSF08102018.pdf: 549459 bytes, checksum: 30a4122a6b8f9ee4db4c279132d4c5c0 (MD5) Previous issue date: 2018-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleConcepções de avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental: o olhar dos estudantespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Nayara Tatianna Santos da-
dc.description.resumoEste trabalho reside numa pesquisa sobre práticas de avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental, e teve como objetivo principal compreender o significado das práticas de avaliação da aprendizagem para os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental no município de João Pessoa. Além de buscar identificar como os estudantes do 1o ao 5o ano percebiam e caracterizavam as práticas de avaliação da aprendizagem; verificar quais sentimentos os estudantes expressavam nos momentos em que eram submetidos às práticas de avaliação e classificar as práticas de avaliação quanto aos tipos, frequência e os sentimentos expressos, a partir das vozes dos próprios estudantes. A pesquisa se caracterizou como qualitativa e exploratória e teve a roda de conversa como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que, sobre avaliação, os estudantes entendem principalmente que se associam a provas escritas, e indicam que os resultados, notas, são supervalorizados, pelos professores, deixando de oferecer uma avaliação integral dos alunos. Alguns estudantes não sabem quando estão sendo avaliados, além de preocuparem-se muito nos momentos de prova, por receio das notas abaixo da média, entretanto parcela dos estudantes, sentem-se felizes na realização das provas. A pesquisa mostrou ainda que os estudantes gostam mais de atividades lúdicas, que sugiram movimentos, do que atividades passivas ou estáticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSF08102018.pdf536,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.