Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11907| Tipo: | TCC |
| Título: | Concepções de avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental: o olhar dos estudantes |
| Autor(es): | Firmino, Márcia Salustino |
| Primeiro Orientador: | Costa, Nayara Tatianna Santos da |
| Resumo: | Este trabalho reside numa pesquisa sobre práticas de avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental, e teve como objetivo principal compreender o significado das práticas de avaliação da aprendizagem para os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental no município de João Pessoa. Além de buscar identificar como os estudantes do 1o ao 5o ano percebiam e caracterizavam as práticas de avaliação da aprendizagem; verificar quais sentimentos os estudantes expressavam nos momentos em que eram submetidos às práticas de avaliação e classificar as práticas de avaliação quanto aos tipos, frequência e os sentimentos expressos, a partir das vozes dos próprios estudantes. A pesquisa se caracterizou como qualitativa e exploratória e teve a roda de conversa como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que, sobre avaliação, os estudantes entendem principalmente que se associam a provas escritas, e indicam que os resultados, notas, são supervalorizados, pelos professores, deixando de oferecer uma avaliação integral dos alunos. Alguns estudantes não sabem quando estão sendo avaliados, além de preocuparem-se muito nos momentos de prova, por receio das notas abaixo da média, entretanto parcela dos estudantes, sentem-se felizes na realização das provas. A pesquisa mostrou ainda que os estudantes gostam mais de atividades lúdicas, que sugiram movimentos, do que atividades passivas ou estáticas. |
| Abstract: | This work is based on a research on assessment practices in the initial years of elementary school, and its main objective was to understand the meaning of the learning assessment practices for the students of the initial years of elementary education in the municipality of João Pessoa. In addition to seeking to identify how students from 1st to 5th year perceived and characterized learning assessment practices; to verify which feelings the students express in the moments in which they were submitted to the practices of evaluation and to classify the practices of evaluation as to the types, frequency and the feelings expressed, from the voices of the own students. The research was characterized as qualitative and exploratory and had the talk wheel as instrument of data collection. The results indicate that, on evaluation, students mainly understand that they are associated with written tests, and indicate that the results, grades, are overvalued, by the teachers, failing to offer a complete evaluation of the students. Some students do not know when they are being evaluated, in addition to being very worried about the moments of the test, for fear of the below average grades, in the meantime students, feel happy to take the tests. The research also showed that students enjoy more playful activities, which suggest movements, than passive or static activities. |
| Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem Estudantes Ensino fundamental |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11907 |
| Data do documento: | 18-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSF08102018.pdf | 536,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
