Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11921Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Cícera Antoniele Cajazeiras da | - |
| dc.date.accessioned | 2018-10-08T18:15:00Z | - |
| dc.date.available | 2018-10-08 | - |
| dc.date.available | 2018-10-08T18:15:00Z | - |
| dc.date.issued | 2017-12-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11921 | - |
| dc.description.abstract | The present work studies the formal mechanisms and meanings of metafictional discourse in the short story Las babas del Diablo, by Julio Cortázar, and its implications in the adaptation process of Blow-up, a film by Michelangelo Antonioni. Based on theoretical principles on metafiction elaborated by Linda Hutcheon, Gustavo Bernardo, Patricia Waugh and Mark Currie, we perceive that in the short story, metafictionality is explicitly developed, constructing the impression that the narrative flow is on the verge of paralysis. Considering that this aspect affects the story’s narrative, we aim at verifying, based on Robert Stam’s studies on reflexivity in the cinema, in what way the process of adaptation deals with the difficulties imposed by the obliteration of narrativity inherent to the development of a self-reflexive cinematographic code and discourse. The theoretical studies by Seymour Chatman, Linda Hutcheon, Jacques Aumont, and Robert Stam support the analysis of the ways cinematographic language operates to incorporate self-reflexivity into filmic discourse. In this way, we intend to emphasize the metafictionality of Cortazar’s short-story as a crucial aspect to its signification, besides contributing to the studies of film adaptation in a metafictional context. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-10-08T18:15:00Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 3688385 bytes, checksum: 82188c39003581344519931f1c45b5ad (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-10-08T18:15:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 3688385 bytes, checksum: 82188c39003581344519931f1c45b5ad (MD5) Previous issue date: 2017-12-30 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Cortázar | pt_BR |
| dc.subject | Metaficção | pt_BR |
| dc.subject | Antonioni | pt_BR |
| dc.subject | Adaptação fílmica | pt_BR |
| dc.subject | Cortázar | pt_BR |
| dc.subject | Metafiction | pt_BR |
| dc.subject | Antonioni | pt_BR |
| dc.subject | Film adaptation | pt_BR |
| dc.title | Passeios hamletianos com Cortázar e Antonioni: incursões metaficcionais, narrativas à beira da paralisia | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Azerêdo, Genilda | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2336287299613364 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0828198813611006 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho propõe a análise dos mecanismos de construção do discurso metaficcional no conto Las babas del diablo, de Julio Cortázar, e suas implicações para o processo de adaptação do filme Blow-up, de Michelangelo Antonioni. Com base nas colocações teóricas de Linda Hutcheon, Gustavo Bernardo Krause, Patricia Waugh e Mark Currie é possível perceber que, no conto, a metaficcionalidade se desenvolve de forma explícita, construindo a impressão de que o fluxo narrativo está à beira da paralisia. Considerando que o referido aspecto afeta a narratividade do conto, busca-se verificar, com base nos estudos de Robert Stam sobre a reflexividade no cinema, de que forma o desenvolvimento de um discurso autorreflexivo referente ao código cinematográfico contorna as dificuldades que o obscurecimento da narratividade pode impor ao processo de adaptação. Os estudos teóricos de Seymour Chatman, Linda Hutcheon, Jaques Aumont e Robert Stam servem de suporte à análise das formas pelas quais a linguagem cinematográfica opera no sentido de incorporar a autorreflexividade ao discurso fílmico. Dessa forma, pretende-se salientar a metaficcionalidade do conto cortazariano como aspecto crucial à significação, além de contribuir para os estudos de adaptação fílmica em contexto metaficcional. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 3,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
