Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11941
Tipo: | Tese |
Título: | Metalinguagem e dialogismo em Jorge Furtado: saneamento básico e outras obras |
Autor(es): | Barbosa, Afonso Manoel da Silva |
Primeiro Orientador: | Magalhães, Luiz Antonio Mousinho |
Resumo: | Os textos audiovisuais de Jorge Furtado, em parcela significativa, possuem engajamentos que se destacam pela maneira como discutem o próprio fazer artístico, assinalando os seus dispositivos constitutivos em um olhar autorreferencial, e como dão visibilidade a uma variedade de enunciados provenientes não apenas da linguagem audiovisual, mas também originários de outros campos discursivos, como a literatura, o teatro e as artes plásticas. O caráter metalinguístico e a predisposição em revelar e dar relevância também a seu aspecto dialógico se aliam a mecanismos cômicos, perpassando um número considerável de produções de Furtado, no âmbito de curta e longa-metragem cinematográfica, assim como trabalhos para a televisão. Esta pesquisa tem como interesse principal analisar dados metalinguísticos e, nesse contexto, aspectos de metaficcionalidade, também discutindo a construção dialógica ressaltada na pluralidade discursiva do longa-metragem Saneamento básico, o filme. Interessa-nos observar a obra de 2007, dirigida e roteirizada por Jorge Furtado, em sua porção metalinguística, assinalando sua predisposição em desvelar o discurso ficcional ao utilizar-se da representação de uma comunidade interiorana em seu primeiro contato com a realização cinematográfica. Nesse contexto, o estudo deve debruçar-se ainda sobre esta duplicação que se desdobra a partir da utilização de um processo metaficcional dentro da narrativa do filme e elementos da construção do cômico. Além disso, cabe-nos examinar como o impulso criativo está entrelaçado a elementos como o conhecimento internalizado e a sensibilidade artística – latente, velada e revelada –, que é paulatinamente desenvolvida nos personagens. Vemos ainda a necessidade de examinar outras produções dirigidas e roteirizadas por Furtado e parceiros, analisando dados pontuais dessas obras, em especial, a partir de questões relacionadas à metalinguagem e ao dialogismo, rastreando nesse sentido recorrências narrativas e estilísticas que nos auxiliem na compreensão da produção do diretor-roteirista, de forma a contribuir para a verticalização do objeto central do corpus de nossa pesquisa, o longa-metragem Saneamento básico. |
Abstract: | The audiovisual texts of Jorge Furtado, in significant part, have engagements that stand out for the way in which they discuss artistic work itself, pointing out their constitutive devices in a self-referential view, and how they give visibility to a variety of statements that come not only from the audiovisual language, but also originating from other discursive fields, such as literature, theater and the plastic arts. The metalinguistic character and the predisposition to reveal and give relevance also to its dialogical aspect are allied to comic mechanisms, crossing a considerable number of Furtado productions, in the scope of short and feature films, as well as works for television. This main interest in this research is to analyze metalinguistic data and, in this context, aspects of metafictionality, also discussing the dialogic construction emphasized in the discursive plurality of the feature film Saneamento básico, o filme. We are interested in observing the work of 2007, directed and scripted by Jorge Furtado, in its metalinguistic portion, pointing out his predisposition to unveil the fictional discourse when using the representation of a countryside community in his first contact with filmmaking. In this context, the study should also focus on this duplication that unfolds from the use of a metafictional process within the narrative of the film and elements of the construction of the comic. In addition, we must examine how the creative impulse is interwoven with elements such as internalized knowledge and artistic sensitivity - latent, veiled and revealed - that is gradually developed in the characters. We also see the need to examine other productions directed and scripted by Furtado and partners, analyzing specific data of these works, especially from issues related to metalanguage and dialogism, tracking in this sense narrative and stylistic recurrences that help us in understanding the production of the director-writer, in order to contribute to the verticalization of the central object of the corpus of our research, the feature film Saneamento básico. |
Palavras-chave: | Cinema Metalinguagem Dialogismo Jorge Furtado Audiovisual Cinema Metalanguage Dialogism Jorge Furtado Audiovisual |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11941 |
Data do documento: | 17-Abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | Arquivo total | 2,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.