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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11946
Tipo: TCC
Título: Da intenção ao comportamento de compra real: fatores que influenciam o consumo de alimentos orgânicos no Brasil
Autor(es): Soledade, Nathanael Lucas Trajano
Primeiro Orientador: Carvalho, Diana Lúcia Teixeira de
Resumo: Esse estudo objetivou analisar os fatores comportamentais mais relevantes na literatura que influenciam o comportamento do consumidor no Brasil em termos de intenção de compra e compra real de alimentos orgânicos. A pesquisa está alinhada com uma série de esforços já desenvolvidos internacionalmente e propõe ser a uma contribuição para estudo do comportamento do consumidor de alimentos orgânicos. A partir da revisão da literatura, foram escolhidos os construtos que embasaram as hipóteses do estudo. O instrumento de pesquisa foi aplicado virtualmente, o que resultou uma amostra final de 351 respondentes brasileiros. Em seguida, os dados foram submetidos aos procedimentos de mensuração das escalas, seguidos da extração de medidas descritivas e de associação bivariada, e por fim, de uma modelagem de equações estruturais, para averiguações das hipóteses enunciadas buscando maior segurança quanto à relação entre os construtos. Como resultados centrais, foi verificado que a consciência de saúde é o principal fator de influência sobre a intenção de compra, seguido de segurança alimentar e de disponibilidade. As hipóteses de que a confiança na certificação de alimentos orgânicos pelos órgãos governamentais e a confiança pessoal em produtores e vendedores locais influenciam a intenção e a compra real de alimentos orgânicos não foram confirmadas. Verificamos, ainda, que a intenção afeta positivamente a compra real.
Abstract: This study aimed to analyze the most relevant behavioral factors in the literature that influence the consumer behavior in Brazil in terms of the intention to buy and buy organic foods. The research is aligned with a series of efforts already developed internationally and proposes to be a contribution to study the consumer behavior of organic foods. From the literature review, the constructs that supported the hypotheses of the study were chosen. The research instrument was virtually applied, which resulted in a final sample of 351 Brazilian respondents. Afterwards, the data were submitted to the procedures of measurement of the scales, followed by the extraction of descriptive measures and bivariate association, and finally, a structural equations modeling, to investigate the hypotheses enunciated seeking greater safety regarding the relationship between the constructs . As central results, it was verified that health awareness is the main factor influencing the purchase intention, followed by food security and availability. The assumptions that confidence in organic food certification by government agencies and personal confidence in local producers and sellers influence the intent and actual purchase of organic foods have not been confirmed. We also verified that the intention positively affects the actual purchase.
Palavras-chave: Alimentos orgânicos
Compra real
Intenção de compra
Fatores comportamentais
Marketing
Comportamento do consumidor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11946
Data do documento: 24-Mai-2018
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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