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metadata.dc.type: TCC
Title: O Rap como recurso para a terapia ocupacional social nas escolas
metadata.dc.creator: Cajú, Kaíque de Abreu
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Beatriz Prado
metadata.dc.description.resumo: O Rap como um meio de educação informal, transforma o lazer de muitos jovens em uma forma de luta e resistência. Considerando que a cultura, como direito social, é um elemento importante para o desenvolvimento e rompimento com a lógica da desigualdade social e que as oficinas culturais, para a terapia ocupacional, se configuram como momentos de compartilhamento de ações pertinentes ao contexto dos indivíduos e grupos, este trabalho teve como objetivo discutir o uso do Rap como possibilidade de recurso de intervenção para a Terapia Ocupacional Social com jovens em escolas públicas; e, mais especificamente analisar como o Rap pode promover a autonomia, participação e protagonismo dos jovens sobre a temática direitos humanos e diversidade na escola. Trata-se de um relato de experiência, cujos pressupostos metodológicos são da pesquisa participativa, que descreve a experiência da utilização do Rap, realizado por meio de oficinas de atividades, como recurso da Terapia Ocupacional Social para promoção da emancipação e participação social dos participantes. As oficinas de atividades apontaram eficácia e o interesse na reflexão sobre o uso do Rap como recurso de intervenção da Terapia Ocupacional Social e contribuir para diversas formas de expressão, possibilitar debates sobre várias temáticas relevantes para a emancipação, independência e autonomia dos jovens, tornando-os indivíduos críticos e reflexivos sobre seu papel na sociedade, possibilitando sua participação e inserção social. Almeja-se continuidade desta pesquisa, para comprovar com fidedignidade o Rap enquanto recurso para ser trabalhado com jovens na escola e enquanto recurso da Terapia Ocupacional Social, restando a sugestão, de verificar se o Rap se faz eficaz se trabalhado com outras faixas etárias e camadas sociais.
Abstract: Rap as a means of informal education, transforms the leisure of many young people into a form of struggle and resistance. Considering that culture as a social right is an important element for the development and break with the logic of social inequality and that cultural workshops for occupational therapy are configured as moments of sharing of actions pertinent to the context of individuals and groups , this study aimed to discuss the use of Rap as an intervention resource for Social Occupational Therapy with young people in public schools; and, more specifically, to analyze how Rap can promote the autonomy, participation and protagonism of young people on the theme of human rights and diversity in the school. This is an experience report, whose methodological assumptions are of the participatory research, which describes the experience of using Rap, carried out through workshops of activities, as a resource of Occupational Social Therapy to promote the emancipation and social participation of the participants. The workshops showed effectiveness and interest in reflecting on the use of Rap as an intervention resource for Occupational Social Therapy and contribute to various forms of expression, enabling debates on various themes relevant to the emancipation, independence and autonomy of young people, the critical and reflexive individuals about their role in society, enabling their participation and social insertion. It is hoped continuity of this research, to reliably prove the Rap as a resource to be worked with young people in school and as a resource of Occupational Social Therapy, remaining the suggestion, to verify if the Rap becomes effective if worked with other age groups and layers social policies.
Keywords: Terapia ocupacional social
Juventudes
Oficinas de atividades
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Terapia Ocupacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11974
Issue Date: 5-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Terapia Ocupacional

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