Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância do uso pedagógico da calculadora no ensino de matemática
metadata.dc.creator: Brito, Lumena Oliveira.
metadata.dc.contributor.advisor1: Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva.
metadata.dc.description.resumo: O estudo teve como objetivo desenvolver uma sequência didática que contemple a importância do uso pedagógico da calculadora na sala de aula. Os autores que norteiam o estudo são: Ana Selva, Castellano Monteiro Ema Mamede, John Van de Walle, Luíz Roberto Dante, Márcia Ballestro Girotto, Rute Borba e Ubiratan D’Ambrosio. Partindo da análise da coleção didática de Luiz Roberto Dante, Tudo é Matemática, elaborou-se uma sequência didática, visando inserir atividades que usem a calculadora em alguns conteúdos matemáticos. Foram elaboradas três atividades com o uso dessa ferramenta: a primeira explora a funcionalidade e o seu uso; a segunda, apresenta um dos conteúdos do livro didático: a geometria; e a terceira, uma atividade realizada a partir de um problema com dados reais, analisado matematicamente. Constatou-se que as atividades citadas apresentam-se como um recurso pedagógico de grande importância na aprendizagem matemática e que a escolha de um livro didático que apresente seus conteúdos contemplados com atividades ligadas à calculadora, pode aumentar o raciocínio, a capacidade de estimativa e ajuda na investigação das propriedades matemáticas. Portanto, diante dos argumentos apresentados no estudo, conclui-se que a calculadora é um recurso didático e pedagógico a ser utilizado em sala de aula, e que poderá levar com muito potencial o aluno a uma melhor aprendizagem matemática.
Abstract: The study aimed to develop an instructional sequence that includes the importance of the pedagogical use of calculators in the classroom. The authors who guide the study are: Ana Selva, Ema Mamede, Castellano Monteiro, John Van de Walle, Luiz Roberto Dante, Marcia Ballestra Girotto, Rute Borba and Ubiratan D'Ambrosio. Based on the analysis of didactic collection of Luiz Roberto Dante, tudo é matemática, an instructional sequence were prepared in order to enter activities that use the calculator in some mathematical content. Three activities have been prepared using this tool: the first explores the functionality and usage, the second presents one of the contents of the textbook, geometry, and the third, an activity created from a problem with real data, analyzed mathematically. It was found that the activities mentioned are presented as an pedagogical resource of great importance in mathematics learning and that the choice of a textbook that presents its contents covered with activities related to the calculator, can increase the reasoning, the ability to estimate and help in the investigation of mathematical properties. Therefore, given the arguments presented in this study, it concludes that the calculator is a pedagogical and teaching resource to be used in the classroom, that can take, with a lot of potencial, students to a better mathematics learning.
Keywords: Uso da calculadora
Ensino e aprendizagem da matemática
Using the calculator
Teaching and learning mathematics
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12
Issue Date: 9-Aug-2012
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOB09082012.pdf508,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.